Texto Natália Fávero/ON
Advogadas, professoras, empresárias, donas-de-casa se transformam em artistas e retratam nas telas imagens do cotidiano da vida, paisagens, desenhos abstratos, natureza morta, florais, casarios antigos, animais e acima de tudo o sentimento que brota da alma de cada uma delas. A sensibilidade das 23 alunas de um curso de pintura e da artista Silvana Oliveira está exposta em 40 telas desde o dia 15 de abril, no Bourbon Shopping.
As obras das artistas têm um toque especial. Os temas variados chamam a atenção, e justamente por isso, o evento foi chamado de mostra coletiva. As pinturas foram confeccionadas no ateliê da artista Silvana que ensina algumas técnicas às aprendizes. “Têm alunas que produzem belos trabalhos e é importante para valorizar esses talentos. Eu me realizo ao ver os avanços delas”, disse a professora do curso.
São seis turmas e muitas alunas se deslocam de outros municípios para participar do curso. A professora é autodidata. “Tudo que aprendi foi pesquisando e fazendo cursos para aperfeiçoamento”, contou Silvana.
Ela começou a fazer os primeiros traços na infância e aos 18 anos começou a pintar em telas. Os seus primeiros desenhos foram retratos de copos-de-leite. Há dez anos foi intimada a ensinar as técnicas de pintura para algumas pessoas conhecidas e há quatro anos se dedica exclusivamente a essa arte. Hoje tem um ateliê e uma galeria. Para ela, a pintura é um modo das pessoas expressarem os sentimentos e se desligarem do mundo.
Pintar também é uma terapia
No ateliê, o ambiente é descontraído e tranquilo. Muitas telas ficam penduradas pelas paredes e algumas obras ainda estavam por ser finalizadas. Cada uma das artistas se identifica com um tema diferente: pessoas, animais, paisagens, flores, abstrato... Muitos dos retratos surgem a partir de fotografias feitas pelas próprias alunas. A advogada Cleunice Figueiredo Cesar da Fonseca tira uma tarde por semana para pintar. Em um final de semana, a artista viajou para Mormaço e fotografou um riacho com uma pinguela. A fotografia transformou-se em obra de arte. “Pintar é uma terapia. É algo apaixonante poder retratar a beleza das coisas, a natureza e a alegria da vida”, disse Cleunice.
Artista se transporta para a tela
Mara Lúcia Bertoldo é professora de Educação Artística formada em Artes Plásticas. Mesmo assim resolveu aprender algumas técnicas com a artista Silvana. Para ele pintar é trabalhar a paz espiritual. “Quando estou pintando um tema, eu me transporto para a imagem. Fico mais leve e me realizo”, declarou Mara.
“Quando estou pintando encontro o ponto de equilíbrio da alma. Deixamos de ser racionais e retratamos a vida com mais cor. Saímos daqui com a alma lavada”, declarou a aluna Andrea Magarinos Bergamo.
Quando a arte proporciona o equilíbrio da alma
As artistas revelam que quando estão pintando esquecem os problemas e encontram o ponto de equilíbrio da alma. A maquiadora Andrea Magarinos Bergamo iniciou o curso há um mês, mas pinta desde os sete anos. “Nunca tive alguém que me orientasse. Já pintei cerca de 200 telas, mas agora resolvi aprender algumas técnicas. Gosto de pintar flores e abstratos. Flores porque representa a natureza, o belo e a sensibilidade e abstratos porque esboça a nossa criatividade e o nosso olhar de ver as coisas”, disse Andrea.
Ela revelou que às vezes, alguém chega ansioso com algum problema pessoal e no decorrer do curso esquece as dificuldades da vida e fica feliz. “A pintura centra o nosso pensamento. É um ponto de paz. Dificilmente você vai pintar tentando resolver um problema. Enquanto pintamos esquecemos o resto”, revelou a aluna.
Mostra Coletiva
Todas essas sensações e percepções das artistas estão expostas no Bourbon Shopping, das 10 às 22h, até o dia 30 de maio.
Conheça as artistas:
Beli Lopes Marquese, Bernardete Basseggio Mattei, Eddie Cansian, Elizabet Cartelli de Carvalho, Geni Rodrigues da Silva, Gisele Biasuz, Jaqueline Grazziotin Carra, Jaqueline Corazza, Joana Mansur Guedes, Liziane Buaes, Maidi Helena Reichert, Maria Bernardete de Mattos Zimmer, Marines Marcolin, Mateus Ericson Flores, Neli Zílio Rech, Noemi Albuquerque, Olinda Rocha Pereira, Patricia Mattei, Paula Carmen Culoz, Salete Tomazini, Vaniza Kloeckner Farias, Vera Lucia Buaes e Vera Rodrigues.
Artista vai participar de exposição internacional
Silvana Oliveira foi convidada para participar do 17º Circuito Internacional de Arte Brasileira, de 3 de maio a 28 de agosto, na Áustria, Viena, Espanha e Portugal. Representará o Estado e apresentará obras características com retratos da pinha, pinheiro e pinhão. Para outras informações acesse www.silvanaoliveira.net
Retrato da vida nas telas
· 3 min de leitura