Nos dias 14 e 16 de abril a Faculdade Anglo-Americano de Passo Fundo, através do Curso de Pedagogia, promoveu oficinas e palestras para as alunas do curso em uma iniciativa conjunta com professoras da Secretaria Municipal de Educação, que tiveram a oportunidade de explanar suas práticas e projetos vinculados as escolas de educação infantil.
As professoras Maria das Dores Borba Mareth, Enir dos Santos Tormes, Silvia Regina Albuquerque Rocha, Terezinha Indaiá Mendes Fábris e Adriana Tortelli, integrantes do Grupo de Estudo sobre Alfabetização -GEASI, que de forma independente que vem estudando sobre o ensino na educação infantil e anos iniciais, atenderam ao convite da Faculdade Anglo-Americano e oportunizaram as alunas a demonstração de materiais, técnicas e atividades realizadas nas escolas de educação infantil enfocando as áreas de linguagem e matemática a partir de subsídios teóricos e práticos.
As contribuições foram extremamente significativas para o crescimento acadêmico e profissional das alunas que puderam através destes encontros sanar dúvidas, compartilhar experiências e trocar materiais.
“A profissionalização do Pedagogo perpassa o ambiente acadêmico, onde as vivências cotidianas da sala de aula são indispensáveis a sua formação. Proporcionar este vínculo acadêmico à realidade local e social é um diferencial encontrado em poucas instituições de ensino superior. Diferencial esse que a Faculdade oferece a todos os seus alunos, demonstrando sua responsabilidade quanto a qualificação profissional na formação e atuação dos mesmos na sociedade”, ressalta a coordenadora do Curso de Pedagogia Giovana Mattei.
Atualmente o pedagogo pode atuar em escolas, empresas, assessorias e consultorias educacionais, universidades e faculdades, secretarias educacionais, entre outros. As especializações posteriores a graduação possibilitam o direcionamento de carreira e atuação profissional. “Foi importante a disponibilidade das professoras para o sucesso dessa atividade, que certamente contribuirá para a qualificação do ensino”, finalizou a coordenadora.