31 unidades de saúde estão vacinando contra gripe

Doses da vacina serão aplicadas até o dia 13 de maio, quando se encerra a Campanha Nacional

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Desde ontem 31 unidades as saúde do município estão aptas a aplicar as doses da vacina contra a gripe pela Campanha Nacional de Vacinação. Este ano, a vacina é trivalente, protegendo as pessoas contra dois tipos de influenza comum e também contra a gripe A.

Em Passo Fundo o objetivo é vacinar cerca de 33 mil pessoas durante a campanha. O público atendido são os idosos, indígenas, crianças de seis meses a dois anos incompletos, trabalhadores da área de saúde e gestantes. “Neste período serão vacinados apenas pessoas que foram determinadas pelo Ministério da Saúde”, afirma a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Mara Dill.

Este ano, segundo Mara, a coordenação geral do Programa Nacional de Imunizações ampliou o público da campanha com base em estudos epidemiológicos e observações do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza.

Sobre a vacina, Mara explicou que ela é segura para todos, não oferecendo risco algum. “A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção”, garantiu. Ela alertou sobre quem tem alergia a proteína do ovo não poder tomar a vacina, além de pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, que devem consultar o médico primeiro.

Para as crianças, a vacina é feita em duas doses. A segunda aplicação é “É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose”, salienta Mara.

No interior do município, a vacinação vai acontecer conforme datas que serão previamente agendadas. Já os idosos acamados serão vacinados em suas residências, através de agendamento com a unidade de saúde mais próxima ou com a equipe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, pelos telefones: (54) 3046-0164 / 3046-0087 Epidemiologia; (54) 3046-0097 Saúde do Trabalhador; (54) 3046-0154/ 3046-0084 Vigilância Sanitária; (54) 3046-0073 Vigilância Ambiental; (54) 3046-0153 Coordenação Vigilância em Saúde (à tarde).

Onde estão sendo aplicadas as vacinas:
Ambulatório Especialidades
Ambulatório Santa Maria
Ambulatório São José
Ambulatório São Luiz Gonzaga
Ambulatório Victor Issler
Ambulatório Operária
CAIS Hípica
CAIS Petrópolis
CAIS São Cristóvão
CAIS Vila Luiza
Centro de Saúde
ESF Adolfo Groth
ESF Ricci
ESF Santa Marta
ESF Nossa Senhora Aparecida
ESF CAIC Edu Azambuja
ESF Donária
ESF Hípica
ESF Ivo Ferreira
ESF Jaboticabal
ESF Jardim América
ESF Lava Pés
ESF Mattos
ESF Menino Deus
ESF Nenê Graef
ESF Parque Farroupilha
ESF Planaltina
ESF 1º Centenário
ESF São Cristóvão
ESF Valinhos
ESF Záchia

Gostou? Compartilhe