Vacinação da Gripe deverá afetar número de doações de sangue

Pessoas que fizerem a vacina não deverão doar durante 30 dias e o estoque do Hemopasso poderá registrar queda significativa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

O Hemopasso acredita que as doações no período da Vacinação contra a Gripe poderão reduzir em 50% nos próximos dois meses. Depois que as pessoas forem vacinadas elas não poderão doar sangue pelo período de 30 dias. Por esse motivo, a unidade está convocando os doadores para que antes de serem imunizados façam a sua doação.

Atualmente, o estoque está normal, mas ele deverá ser afetado. Uma bolsa de sangue dura cerca de 35 dias, mas as plaquetas têm validade de apenas cinco dias. O diretor do Hemopasso, Gustavo Cerutti explica que a vacina possui vírus atenuado que podem ser transmitidos para futuros receptores. “Quem já foi imunizado deverá esperar 30 dias para fazer a doação”, explicou Cerutti.

Além da vacinação, o início das baixas temperaturas e as manifestações gripais proporcionam a queda no número de doações. Para reverter esse quadro, o Hemopasso conta com a conscientização da população.

Os interessados devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 h, sem fechar ao meio dia, munidos de documento oficial com foto. Agendamento e informações pelo fone (54) 3311-5555.

Hemopasso não atenderá hoje a tarde

A unidade fará a coleta de sangue até às 12h dessa sexta-feira (29/04) para manutenção interna. O não funcionamento nesta tarde já estava previsto há 90 dias.

Reformas
O diretor do Hemopasso informou que uma empreiteira já está fazendo o levantamento na rede de esgoto e pluvial no pátio para que a planta da obra possa ser finalizada. A planta passará por avaliação e aprovação da Vigilância Sanitária.

Gostou? Compartilhe