Leonardo Andreoli/ON
O mercado da aviação tem uma necessidade crescente por pilotos. A oferta de profissionais, no entanto, ainda está aquém da demanda apresentada. Com salários atrativos e boas chances de ingresso, a carreira profissional pode começar em Passo Fundo. O investimento inicial parece alto, mas pode ser rapidamente recuperado com o trabalho de piloto. O Aeroclube de Passo Fundo iniciará no próximo mês mais um curso para a formação de pilotos privados. As aulas teóricas previstas para começarem entre 23 e 30 de maio terão duração de três meses. Para obter o brevê são necessárias ainda 40 horas de voo. Com 60 anos de atuação na formação de profissionais, o aeroclube é uma escola de formação credenciada à Anac.
O presidente da entidade, Claudio Albano Seibert, explica que existe uma necessidade urgente de pilotos no mercado. Inclusive empresas de aviação subsidiam a formação de profissionais. “As companhias aéreas em todo o mundo estão pipocando, mas não têm pilotos. Os pilotos que saem formados são absorvidos”, observa. O mercado não se resume aos pilotos de companhias aéreas e voos comerciais. A aviação agrícola, empresas de taxi aéreo que voam com helicóptero, estão entre as oportunidades profissionais.
Os salários oferecidos também são atraentes. Em alguns casos podem variar entre R$ 12 mil e R$ 20 mil dependendo da função exercida. O ingresso no curso, no entanto depende do preenchimento de alguns pré-requisitos como: idade mínima de 18 anos e aprovação em exame médico na base aérea. Em Passo Fundo é oferecido o curso para piloto privado. Para atuar em linhas comerciais é necessária ainda a realização do curso para piloto comercial que inclui mais 160 horas de voo.
Serviço militar alternativo
Seibert esclarece ainda que a formação no curso básico é equivalente ao serviço militar obrigatório. “O rapaz faz aulas teóricas de três meses e 40h de voo. Ele recebe o brevê e a carteira de reservista pela Aeronáutica. Muitos jovens médicos são mandados para lugares distantes e perdem o ano de residência por causa do serviço militar. Esta é uma alternativa”, exemplifica.
Informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones do Aeroclube Passo Fundo: 54 3311-1564 e 54 9993-8144.