Daniella Faria/ON
O movimento do campo de futebol localizado ao lado do viveiro municipal, no bairro São José, tem crescido nos últimos dias. No final da manhã e no meio da tarde cerca de 20 pessoas se reúnem para melhorar o local. O motivo é a realização de um projeto da Associação de Moradores, que até o próximo dia 15 quer estrear a escolinha de futebol.
O objetivo é dar uma atividade aos meninos no turno inverso das aulas. O vice-presidente da Associação, Ademir dos Santos, diz que a princípio a escolinha deve abranger a participação das crianças dos bairros São José, Parque Farroupilha, Coronel Massot, Leonardo Ilha e Petrópolis. “Queremos tirar as crianças da rua dando uma oportunidade no esporte. Estamos preocupados com o tempo livre e o que elas andam fazendo. É um modo até de prevenir as drogas”, destaca.
A idéia surgiu em conjunto com o Esporte Clube Três Palmeiras, time do bairro que joga o campeonato amador desde 1991. A intenção a princípio era arrumar um local para os filhos dos jogadores, cerca de 50, para que eles jogassem. Mas com a parceria da Associação, percebeu-se que era viável ampliar a estrutura de criar uma Escolinha de Futebol.
Jobert Pereira da Silva, que já treinou mais de 20 equipes e já tem experiência com esse tipo de projeto irá treinar os times. “Eu tinha um centro de treinamento há dois anos Santa Catarina. Treinava garota dos 7 aos 18 anos. Mas meu sócio morreu e depois eu tive que fazer um tratamento de saúde e acabei vindo para Passo Fundo”, conta.
O projeto
A intenção é dar início as aulas já no meio do próximo mês. A Escolinha será dividida em cinco categorias: Fraldinha, Pré Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil. Poderão participar crianças dos 7 aos 17 anos. A princípio será cobrada uma mensalidade de R$ 20 para ajudar nos custeios de materiais e possíveis viagens. “Sabemos que nem todos os alunos poderão pagar. Iremos ver a situação de cada um e quer for carente irá treinar de graça”, ressalta.
Entretanto, para poder jogar na Escolinha haverá uma prerrogativa: tirar notas boas no colégio. Uma parceria com as escolas será realizada para acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos. Santos diz que a prioridade é atender os cinco bairros, mas alunos de outros bairros que estejam interessados em participar do projeto também podem se inscrever. A expectativa é que na primeira aula já cerca de 100 meninos já estejam participando. As inscrições serão feitas na sede da Associação de Moradores do bairro São José, que fica localizada no antigo postinho policial. “Também iremos passar nas escolas convidando”, diz o vice-presidente.
O campo
O campo da baixada, como é conhecido, não está em boas condições. Do lado existe uma sanga que ainda não foi canalizada. O projeto para canalização foi votado no orçamento cidadão de 2007, onde foram disponibilizados R$ 28,3 para as obras. “Conversamos com o prefeito, e ele já autorizou a compra dos canos. Esperamos que as obras iniciem o mais rápido possível”, diz.
Enquanto isso não acontece, as melhorias são feitas pelas próprias crianças. Uma carga de terra foi cedida para que os buracos fossem tapados. No turno inverso na aula os meninos se encarregam do trabalho. Eric Vinícius da Silva, de 11 anos é um dos ajudantes e se diz futuro aluno da escolinha. Ansioso, assim como os outros amigos que ajudam no trabalho, não vê a hora do projeto entrar em prática. “Vamos ter a oportunidade de treinar com um professor”, diz.
Uma empresa privada também está com um projeto para ajudar a melhorar as condições da área de treino. Até o final do ano o campo deve ser cercado, e quem sabe, até receba um gramado melhor. “Mas ainda precisamos de patrocínios para poder comprar o restante dos materiais para a escolinha e também para que possamos melhorar a nossa área”, finaliza Santos.
Contatos
Para realizar doações de calçados ou patrocínios para o projeto, alguns telefones foram disponibilizados.
Ademir dos Santos – vice-presidente da Associação de Moradores – 9611 0942
Joubert – treinador da Escolinha – 8438 2318
André – integrante do Clube Três Palmeiras – 9156 8215