Redação ON
A área de instabilidade que atua na região desde o domingo (08) deixa o tempo chuvoso até esta quarta-feira. As temperaturas também se mantém elevadas para o período. As máximas chegam a 22 graus. O frio deve voltar apenas a partir da quinta-feira com a chegada de uma massa de ar seco e frio.
Nesta terça-feira o dia inicia parcialmente nublado com as temperaturas oscilando entre 12 e 20 graus. Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, a chuva deve ocorrer principalmente à tarde e a noite. “Na quarta-feira teremos uma intensidade maior de chuva e as temperaturas mínimas e máximas não terão grande diferença”, esclarece.
De acordo com os indicativos meteorológicos, a tendência é de que a partir da noite de quinta as temperaturas entrem em declínio. Na quinta-feira (12) a entrada de uma massa de ar seco e frio na região será responsável por firmar o tempo. Na sexta-feira a temperatura mínima já volta a ficar em torno dos 10 graus. Devido ao período de sol durante o dia a máxima deve ficar em torno dos 22 graus.
Temperaturas no mês
As temperaturas do mês de maio se mantêm 2,5 graus abaixo da média. A tendência é de permanecer assim até o fechamento do período. A partir do domingo as temperaturas voltam a ficar abaixo dos 10 graus. “Devemos ter novamente a formação de geada. As geadas precoces já ocorreram, mas é possível que a partir do domingo tenha formação também em Passo Fundo”, antecipa Sampaio.
Chuva
Segundo Sampaio até o momento choveu 16mm. Em relação à média histórica do mês, que é de 131,3mm. O volume registrado representa 12%. “A chuva até o momento ficou escassa. Até o fim do mês a tendência é de que tenhamos dias de chuva”, diz. A área de instabilidade será maior na terça e quarta-feira, quando pode ser registrada uma quantidade significativa de precipitação.