A campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza H1N1 está na sua última semana e encerra na sexta-feira. A procura pela vacina está abaixo da expectativa, segundo informou o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município. Até o momento mais de 17 mil pessoas tomaram a dose, sendo que a meta é de vacinar 33 mil, nos inúmeros postos de vacinação espalhados no município.
A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da secretaria, a enfermeira Mara Dill, alertou que as gestantes não estão procurando os postos, menos de 40% das 2 mil que deveriam ser vacinadas apareceram. “A gravidez coloca as mulheres saudáveis em risco, o que reforça a necessidade da vacina”, disse.
Ela ainda acrescentou, que nos casos das crianças, os pais não podem esquecer que devam levá-las duas vezes aos postos de vacinação para ser aplicada meia dose em cada vez. “É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose”, disse ela.
A meta do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da secretaria é vacinar 4 mil crianças entre seis meses e dois anos, 2 mil gestantes, 6 mil trabalhadores de saúde e 21 mil pessoas de 60 anos ou mais. Esse grupo de pessoas foi determinado pelo Ministério da Saúde por ser mais vulnerável. “Os casos graves da gripe estão frequentemente associados à síndrome respiratória aguda grave, que é muito mais comum nesse grupo priorizado pelo ministério e que pode levar ao óbito”, disse ela.
Mara Dill lembra ainda que a vacina é segura para todos, não oferecendo risco algum, alertando que as pessoas que têm alergia a proteína do ovo não podem tomá-la, além de pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, que devem consultar o médico primeiro. A comunidade do interior está sendo vacinada em dias previamente agendados. O mesmo está acontecendo com os idosos acamados, que estão sendo vacinados em suas residências mediante agendamento com a unidade de saúde mais próxima ou com a equipe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, pelos telefones: (54) 3046-0164 / 3046-0087 Epidemiologia; (54) 3046 0097 Saúde do Trabalhador; (54) 30460154/ 30460084 Vigilância Sanitária; (54) 30460073 Vigilância Ambiental; (54) 30460153 Coordenação Vigilância em Saúde (à tarde). A meta do Ministério da Saúde no país é vacinar 80% da população alvo, o que representa cerca de 23,8 milhões de pessoas.
Onde vacinar
Ambulatório Especialidades
Ambulatório Santa Maria
Ambulatório São José
Ambulatório São Luiz Gonzaga
Ambulatório Victor Issler
Ambulatório Operária
CAIS Hípica
CAIS Petrópolis
CAIS Boqueirão
CAIS São Cristóvão
CAIS Vila Luiza
Centro de Saúde
ESF Adolfo Groth
ESF Ricci
ESF Santa Marta
ESF Nossa Senhora Aparecida
ESF CAIC Edu Azambuja
ESF Donária
ESF Hípica
ESF Ivo Ferreira
ESF Jaboticabal
ESF Jardim América
ESF Lava Pés
ESF Mattos
ESF Menino Deus
ESF Nenê Graef
ESF Parque Farroupilha
ESF Planaltina
ESF 1º Centenário
ESF São Cristóvão
ESF Valinhos
ESF Záchia