Representantes do poder público e de diferentes instituições participaram na segunda-feira, 09 de maio, de uma Reunião Ampliada para a Discussão da Mobilidade Urbana no município de Passo Fundo. O encontro aconteceu na Universidade de Passo Fundo (UPF), uma das articuladoras das ações, que devem resultar em contribuições ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
O tema mobilidade urbana chamou a atenção da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF ainda em agosto de 2010, quando iniciaram discussões sobre o trânsito e seus desdobramentos no Campus da instituição. Conforme a vice-reitora Lorena Teresinha Consalter Geib, no final do ano passado, entretanto, foi verificada a necessidade de realizar ações integradas de impacto social, agregando projetos e ações multidisciplinares na área. “Percebemos que melhorias no trânsito, e mais do que isso, na questão da mobilidade urbana, não são demandas somente do Campus da UPF, mas de toda a cidade”, referiu, justificando o chamamento da comunidade para o debate e a formalização de iniciativas.
Um dos momentos da reunião de segunda-feira na UPF contemplou o relato de ações, percepções, práticas e projetos, por parte dos participantes, para fazer frente aos problemas relativos à mobilidade urbana. O momento foi coordenado pelo major André Juliani, diretor do Colégio Tiradentes. Após, o assessor da Reitoria da UPF Marcio Taschetto da Silva apresentou referenciais teórico-metodológicos de cidade educadora. Ao final, os encaminhamentos foram organizados pela diretora da Faculdade de Educação da UPF Eliara Zavieruka Levinski e pela professora da UPF Elisabeth Foschiera.
As discussões e proposições das entidades e poder público vão ter continuidade, devendo culminar na formatação do projeto Circulando Cidadania - mobilidade urbana, interurbana e educação para o trânsito, que começou a ser construído na UPF, mas deve ser ampliado. Um próximo encontro já está marcado para o dia 19 de maio, das 8h às 10h, na Faculdade de educação da UPF, no Campus I, oportunidade em que o secretário de Segurança Pública de Passo Fundo Márcio Patussi vai apresentar o projeto encaminhado pela Prefeitura ao BID para a realização de obras no sistema viário da cidade.
Participação decisiva
De acordo com a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, a participação do poder público e de segmentos representativos da sociedade civil é fundamental para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A diretora da Faculdade de Educação Eliara Zavieruka Levinski, concorda. “Somente quando se agrega forças de diferentes setores, há possibilidade de avançar e acontecerem as mudanças necessárias’, enfatizou. O vice-prefeito de Passo Fundo, Renê Cecconello, elogiou a iniciativa. “Ações como essa são de fundamental importância, pois abrem as portas para avançarmos em educação, o que ajudará muito o nosso município”, pontuou.
Participaram também da reunião na UPF representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Sinduscom, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, CDL, Associação dos Pais e Amigos dos Surdos, CFC Autotec, Agenda 21/Fresol, Coleurb, Fundação Thiago Gonzaga, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo e Câmara de Vereadores.