Nesta quarta-feira, o secretário da Saúde, Jairo Caovila, com objetivo de organizar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), reuniu na secretaria representantes de entidades que trabalham com atendimento de pessoas, oportunidade em que foi definido que o serviço inicia na próxima semana.
De acordo com o secretário Caovila, o SAMU vai ter base junto ao Hospital Municipal, atendendo pelo telefone 192, juntamente do número 193, do Corpo de Bombeiros. “A preferência é que as pessoas entrem em contato com o 192, contato direto da central do Samu”, disse.
Ele explicou que após o contato, a unidade irá fazer o atendimento e conduzir o paciente até o hospital mais indicado ao caso. Sobre a equipe, ele frisou que 6 motoristas e 6 técnicos de enfermagem já foram treinados, inclusive acompanhado atendimentos do SAMU em Porto Alegre.
Essa ambulância de suporte básico do Samu ficará sediada em Passo Fundo, mas com atendimento regional. Em breve mais uma ambulância estará à disposição do serviço, essa mais avançada.
Também estavam presentes representantes da Secretaria de Segurança Pública, dos hospitais do município, da Unimed, de empresas particulares de transporte de pacientes e do Corpo de Bombeiros.
Assessoria PMPF