Zulmara Colussi
A 7ª Expoacisa deste ano será realizada de 18 a 20 de novembro. O evento terá seu lançamento oficial no dia 4 de agosto, mas ontem à noite, os promotores Acisa, Ampip e Prefeitura de Passo Fundo fizeram o pré-lançamento para a imprensa. A Expoacisa 2011 pretende ser maior do que a de 2010, quando reuniu 121 expositores no Bourbon Shopping. “Talvez não tenhamos espaço suficiente para atender a todos”, disse o coordenador do evento, Marcos Silva, referindo-se à estimativa de participantes. Ele fez um breve histórico do evento, agradecendo a imprensa pelo apoio e divulgação permanente. “Este nosso encontro foi para homenageá-los”, disse Silva aos representantes dos veículos de comunicação. Segundo o coordenador quando a Expoacisa foi criada, em 2006, teve 40 participantes que expuseram os seus negócios na própria sede da Acisa, em mesas emprestadas por um associado. “Hoje não sabemos mais se o Bourbon não será pequeno para mostrar as potencialidades de Passo Fundo”, completou. Silva também lembrou que na pesquisa de qualidade do ano passado, 95% dos expositores aprovaram o evento o que assegura às entidades promotoras que elas estão no caminho certo. “Nossa cidade está vivendo um momento de otimismo, de empreendedorismo e nós precisamos aproveitar isso”, disse.
O presidente da Acisa Aido Fante assegurou que a Expoacisa é a oportunidade que os associados dispõe de mostrar o que produzem. “É uma feira simples, de baixo custo, garantida através de parcerias com a Ampip e a prefeitura, mas que dá um resultado grande para o associado”, comentou.
O presidente da Ampip Clademir Bernardeli completou dizendo que além de produzir muito e em qualquer área, as micro e pequenas empresas de Passo Fundo produzem com qualidade. O secretário de Desenvolvimento do município, Marcos Cittolin, disse que mais de 90% dos postos de trabalho gerados em Passo Fundo vem das micro e pequenas empresas e que este é um segmento importante para o crescimento do município. “A prefeitura será sempre parceira de eventos como este”, acrescentou. Para Cittolin, a Expoacisa em breve vai se transformar na grande multifeira que Passo Fundo merece e precisa e muito brevemente deverá ocupar um espaço maior como o Parque Wolmar Salton. Afirmou que por ser uma cidade pólo regional classificada como tal pelo IBGE, o seu raio de abrangência é de 1,070 milhão de habitantes. Cerca de 60 mil a mais do que a cidade pólo de Caxias do Sul.