A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo realizou no sábado, o primeiro encontro de jovens da entidade. O encontro reuniu cerca de 40 pessoas a fim de refletir a Caridade na sociedade atual e a organização da Cáritas na Arquidiocese. A busca de jovens pela Cáritas surgiu a partir da análise de uma pesquisa de voluntariado, agentes essenciais no trabalho desenvolvido pela entidade. Diagnosticou-se que praticamente 90% dos voluntários da entidade são mulheres e que a cada 97 pessoas que atuam na Cáritas, 45 possuem entre 41 e 60 anos e 41 pessoas possuem mais de 61 anos.
Dessa forma, constatou-se a necessidade de renovar, estimular e fortificar o voluntariado na ação da Cáritas, através da participação dos jovens em um processo participativo de construção e fortalecimento das ações da entidade. Segundo Victória Holzbach, assessora de projetos da Cáritas Arquidiocesana e responsável pelo voluntariado jovem da entidade, “a intenção é que, a partir do conhecimento da Cáritas, esses jovens se sintam provocados a participar mais efetivamente das ações da entidade, seja em âmbito comunitário, paroquial ou diocesano.”
Mariana Garbin, 16 anos, participante do encontro, destaca que o encontro foi muito construtivo e interessante. “É muito bom poder conhecer um pouco mais sobre as ações da Cáritas e refletir de que forma elas acontecem.” Outra participante do encontro, Nadine Vieira Rodrigues, 15 anos, explica “não sabia exatamente o que seria trabalhado no encontro, mas me surpreendi muito, porque foi realmente muito produtivo. Realmente não sabia que ia ser tão legal!
A intenção é que sejam realizados ainda outros encontros para aprofundar o conhecimento sobre a Cáritas e sobre os projetos desenvolvidos pela entidade, a fim de proporcionar o engajamento solidário, voluntário e efetivo destes jovens no auxílio da realização de iniciativas desenvolvidas pela Cáritas Arquidiocesana.