Redação ON
Uma nova cidade no bairro Cidade Nova. O trocadilho é perfeito para o empreendimento que está surgindo às margens da BR 285 com acesso direto para o centro da cidade, através das Vilas Fátima e Annes. Com uma área total de 817.703 m² o bairro Cidade Nova será o acesso mais fácil e rápido de quem vem de Carazinho e será estrategicamente o ponto preferencial para deslocamento até a Universidade de Passo Fundo, desafogando a Avenida Brasil. Também será alternativa para quem chega de Erechim ou Lagoa Vermelha. Para garantir esta acessibilidade foi construído um trevo na rodovia e uma avenida, denominada de Álvaro Miranda. A maior obra, porém, é o viaduto sobre a Rede Férrea que faz ligação direta da avenida até a vila Fátima. A obra teve um investimento particular de R$ 1 milhão.
Os empresários Renato e Fernando Miranda não tem dúvidas de que o novo loteamento vai assegurar uma maior fluidez e segurança nas condições de circulação urbana, criando um novo eixo viário.
Prestes a ter o lançamento de vendas, o novo empreendimento tem 41 quarteirões, divididos em lotes de dimensões variadas que dão um total de 702 terrenos. O local terá área de lazer com praça, espaço para construção de prédios, casas, shopping e abrigará a sede do Sinduscon. Quando o projeto foi concebido pela Noroeste Desenvolvimento Urbano Ltda, vinculada a Bolsa Construções e Incorporações, o requisito básico foi proporcionar a criação de um novo pólo de desenvolvimento na cidade, descentralizando suas atividades econômicas e possibilitando uma maior interação entre a principal rodovia federal e o município como um todo. “Neste projeto foram empregados mais de 30 anos de experiência no mercado de imóveis em Passo Fundo”, disse Miranda.
Plano diretor
O Cidade Nova foi totalmente projetado dentro do que determina o plano diretor. Toda a infraestrutura está sendo instalada para atender a demanda. Isso compreende 14 Km de rede de esgoto, 10 Km de rede de água, 10 Km de rede de energia elétrica e 120 mil m² quadrados de asfalto da mais alta qualidade. O Loteamento tem mais de 20 ruas asfaltadas e três grandes avenidas. Cada uma delas com 30 metros de largura e três pistas para fluxo de carros e canteiros de seis metros.
Crescimento horizontal
Passo Fundo se caracteriza pelo bom desempenho no setor da construção civil. A cidade cresceu muito nos últimos anos. Uma das grandes revelações do Censo 2010 foi justamente o número de edificações. Foram mais de 70 mil domicílios. O crescimento é mais evidente verticalmente. No entanto, uma há uma nova tendência no mercado de expansão horizontal. O Bairro Cidade Nova, urbanizará uma das últimas glebas de terra de grande porte de Passo Fundo. O mais importante, segundo Renato Miranda, é a sua localização estratégica, já que ela está entre o centro da cidade, a Universidade de Passo Fundo e a Embrapa Trigo.
Como será a ocupação
De acordo com o projeto do novo loteamento, o plano de ocupação do solo se dará por seis tipologias diferentes. Ao longo da BR 285 serão construídos pavilhões horizontais destinados aos usos comerciais e de serviços, de apoio logístico. Ao longo da avenida principal, a Álvaro Severo Miranda, haverá espaço para uso comercial e de serviços em prédios com características mistas de verticalização, com ocupação ou não para residências. Um terceiro espaço, localizado próximo a futura praça central, no ponto mais alto e valorizado será composta de prédios verticais. Haverá ainda uma quarta área destinada a prédios residenciais. A quinta área corresponde a lotes com característica de chácaras e a sexta tipologia do loteamento será destinada a construção de casas.
O loteamento Cidade Nova reserva ainda espaço para a construção de um shopping e torres comerciais e ainda, destinou uma área onde será construída a sede do Sindicato da Construção Civil de Passo Fundo.
Um sonho
Os empresários Renato e Fernando Miranda, responsáveis pelo projeto através da Noroeste Desenvolvimento Urbano Ltda e Bolsa Construções e Incorporações, revelam que o novo loteamento é um sonho de muitos anos. Um sonho que foi se transformando em realidade a partir do momento em que a área, do espólio do Comendador Thadeu Annoni Nedeff, foi adquirida. O local já foi considerado zona rural da cidade, pois era ocupado por plantações como trigo e soja. Hoje está prestes a se transformar em um dos principais pontos de desenvolvimento econômico e de alternativa de acesso.
Surge uma nova cidade
· 3 min de leitura