Nos quadrículos brancos e pretos onde as jogadas de xadrez se desenrolam, muito mais que lógica e raciocínio rápido estão evidenciados. O tabuleiro de xadrez com reis, rainhas, bispos, torres, soldados e cavalos representa a estrutura social vigente na Idade Média. E foi aliando o jogo ao conteúdo da disciplina de História, que os estudantes de 7º Ano da Escola Menino Jesus Notre Dame reforçaram os conhecimentos aprendidos sobre a sociedade medieval.
Após aulas expositivas e pesquisas sobre o tema, os estudantes confeccionam seus próprios tabuleiros de xadrez – produzidos com materiais alternativos. Além disso, compreenderam as regras do jogo e a função de cada uma das peças, através de pesquisa teórica e dinâmica de jogo.
O idealizador da atividade e educador responsável pela disciplina, Roberto Sander, considerou a participação e o interesse dos estudantes excelente. “Em cada tabuleiro pode-se claramente perceber o empenho e a criatividade colocados na sua confecção. Considero que a estrutura social da Idade Média esteja muito clara para os estudantes, o que foi favorecido pela sua representação interativa e criativa, através do xadrez.”, conclui Roberto.