Minuano em ritmo de crescimento

Unidade de Passo Fundo retomou as atividades há seis meses e já está abatendo 70 mil frangos por dia. Estimativa para o próximo ano é aumentar a produção em 40%

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Depois de enfrentar uma crise e demitir cerca de 90 funcionários em 2010, a unidade da Minuano no município está dando a volta por cima e pretende chegar ainda neste ano em 80 mil abates diariamente. Em 2012, a perspectiva é alcançar 120 mil. Atualmente, a empresa conta com 520 funcionários e trabalha em dois turnos. A Minuano prevê investimentos para aumentar ainda mais a produção voltada exclusivamente para o mercado externo. As melhorias previstas deverão contribuir ainda mais para o crescimento das exportações.

Na época da crise, em meados de julho do ano passado, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação informou que as dificuldades aconteceram pela falta de maquinário para o abate de frango e de matéria-prima. A produção teve que ser interrompida por alguns meses. Dezenas de funcionários foram demitidos e o caso foi parar na Justiça.

Segundo o coordenador administrativo da unidade da Minuano no município, Eder Jonas Pedro, a empresa retomou a produção em novembro de 2010, com 170 funcionários e 35 mil abates em apenas um turno. Em fevereiro, a empresa partiu para dois turnos de trabalho, com cerca de 400 funcionários e 50 mil abates. O crescimento foi contínuo e hoje a empresa já está com mais de 500 trabalhadores e chegando a 70 mil abates. O principal mercado é o Oriente Médio. “No próximo ano pretendemos aumentar ainda mais a produção em 40% a 50%. A projeção de crescimento é justamente na exportação. As dificuldades estão sendo superadas aos poucos. Ela passou uma crise e a recuperação é a longo prazo”, disse Pedro.
Para ampliar ainda mais as exportações, a empresa esteve reunida com o Poder Executivo Municipal nesse ano e acordaram a pavimentação nas dependências da fábrica para que a empresa possa ser credenciada a exportar para mais países.  

Investimentos
A empresa investiu em um sistema de congelamento dos produtos e há estimativa de melhorias na fábrica para aumentar a produção. A empresa faz o abate, cortes e o processamento final. Os frangos são transportados em contêineres até o Porto de Rio Grande para a exportação. No momento, a empresa conta com cerca de 140 produtores que fornecem os frangos. A empresa está aberta para novos interessados em oferecer a matéria-prima. Todos os produtores passam por uma avaliação de qualidade.

Há vagas
Estão sendo oferecidas 40 vagas na empresa. As pessoas interessadas em trabalhar na unidade podem procurar o setor de recrutamento da Minuano, às margens da ERS 153, no Km 6, no bairro Bom Recreio, na saída para Ernestina. Os candidatos farão uma ficha e passarão por uma entrevista. Caso selecionado, a contratação é imediata. Informações pelo telefone (54) 3316-9300

Gostou? Compartilhe