Redação/ON
O Dia do Desafio é um evento realizado paralelamente em diversas cidades do mundo na última quarta-feira do mês de maio. A proposta do evento é que as pessoas interrompam a rotina diária por pelo menos 15 minutos para a realização de atividades físicas de qualquer espécie. Como uma forma de competição saudável, termo e maneira utilizada para o incentivo do evento, todos os anos duas cidades duelam com o objetivo de mobilizar o maior número de participantes. Neste ano, Passo Fundo está competindo com Catacamas, cidade hondurenha de 44.198 habitantes.
O maior palco de atividades em Passo Fundo nesta edição do Dia do Desafio foi a Praça Tochetto. A programação, promovida pelo Sesc, contou com mais de 12 horas de atividades diversas como karatê, taekwondo, dança, aulão de ginástica, exercícios para a terceira idade, oficinas de skate, capoeira e alongamentos. Na noite de ontem, contagem do número de participantes chegava a 94.227 pessoas, o que representa 50,93% da população passo-fundense.
“O pessoal está se interessando, as atividades todas aconteceram como nós programamos. Começou à meia-noite com o campeonato de futebol entre as igrejas no Capingui e foi um sucesso, foi até as 6 horas da manhã. E aqui (Praça Tochetto) também teve campeonato de skate, que começou a meia-noite também e foi até as 3 horas da manhã”. “Está melhor que o esperado”, comemora Michele Machado, coordenadora do Dia do Desafio.
Coreógrafo e coordenador do Grupo Étnico, Sérgio da Luz Júnior, destacou a importância do evento, “acho que é uma mobilização muito importante para esse dia. A atividade física é uma coisa muito importante pra todos que a executam. É um evento que a sociedade todos os anos vem e participa, todos os grupos participam e eu acho que é bem importante para população e para motivação da atividade física.”
Além das atividades realizadas na praça, outros órgãos da cidade se engajaram com o evento. A prefeitura promoveu pela manhã exercícios físicos por cerca de uma hora para mais de 100 servidores da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais no Parque da Gare. No Colégio Notre Dame mais de 700 alunos participaram de alongamentos e exercícios aeróbicos. O Programa Bombeiro Mirim também aderiu ao Dia do Desafio ao promover uma partida de futebol durante 30 minutos. O Sincomércio, junto com professores do Sesc, mobilizou as pessoas da rua Bento Gonçalves para 15 minutos de atividades físicas antes do início dos expedientes.
Outra mobilização de destaque foi a chamada Invasão no Comércio, onde estabelecimentos comercias previamente informados receberam a visita de estudantes de Educação Física da UPF para a realização de alongamentos e atividades físicas.