Redação/ON
A partir de hoje o inverno começa a tomar forma e as temperaturas prometem despencar. Apesar do outono ainda estar presente, é comum as temperaturas mais baixas do ano ocorrerem do dia 25 de maio em diante, portanto não há nada de anormal, segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio.
Com o começo da transição do outono para o inverno e devido à massa de ar fria que chegou quinta-feira, a temperatura dessa sexta-feira deve declinar para mínima de 7°C e máxima de 15°C. O tempo deve permanecer claro e parcialmente nublado, sem chuvas.
No sábado e no domingo poderá haver a formação de geada, junto com as temperaturas mais baixas do outono. A tendência é que o frio se mantenha presente, seguido de um inverno bem rigoroso nos meses de junho e julho. A previsão de temperatura para sábado é mínima de 5°C e máxima de 15°C. O domingo não muda muito, com mínima de 4°C e máxima de 18°C. O tempo no fim de semana segue parcialmente nublado, sem presença de chuvas.
Sobre as chuvas, segundo dados fornecidos por Sampaio, no mês de maio choveu até agora 137,1 milímetros, um total de 4% a mais do que a média. E no ano inteiro o registro de chuvas até o momento é de 835 milímetros, o que representa 46% da quantidade esperada para o ano inteiro que deverá ser de 1.780 milímetros.