Samu: finalmente 192 em funcionamento!

Depois de quase dois anos do primeiro anúncio sobre a instalação da Samu no município, o serviço começa a funcionar

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

No primeiro dia de funcionamento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu até o final da tarde quatro chamados. Apenas uma das ambulâncias que foram entregues ao município entrou em operação. A unidade de suporte básico conta com uma equipe de 13 profissionais: seis motoristas socorristas, seis técnicos de enfermagem e uma enfermeira técnica responsável. A ligação deve ser feita através do número 192 e os serviços funcionam 24 horas. Uma central reguladora em Porto Alegre faz a triagem do problema e aciona o Samu em Passo Fundo.

O Samu é uma parceria entre Governos Federal, Estadual e Municipal. O primeiro anúncio da vinda desse serviço para o município foi em meados de julho de 2009, pelo secretário estadual de Saúde na época, Osmar Terra. A primeira ambulância foi entregue em julho de 2010 e a segunda em novembro. Depois dessa fase iniciou a contratação dos profissionais e o município encontrou dificuldades no recrutamento. O edital com os aprovados só foi publicado em abril de 2011. Os profissionais receberam o treinamento e finalmente nesta semana, a comunidade recebeu a notícia do funcionamento efetivo do serviço.

A base do serviço está instalada no Hospital Municipal Doutor Cesar Santos. O local foi cedido pelo hospital. O espaço abrange um depósito, sala de esterilização, sala, cozinha e quarto para o descanso dos profissionais.

O coordenador do Samu, Fernando de Oliveira, é gestor na área de administração hospitalar e pré-hospitalar e especialista em trauma. Ele disse que nesta primeira fase só entrará em funcionamento, a ambulância de suporte básico que realiza o primeiro atendimento garantindo a sobrevivência do paciente. A expectativa é positiva e o primeiro dia de operação ocorreu dentro do planejado. “É uma experiência para o município. O atendimento pré-hospitalar é uma especialidade com regras e protocolos. Queremos oferecer um serviço de qualidade e cumprir com o objetivo de salvar vidas”, disse Oliveira.
Foram atendidos até às 17h30 de quinta-feira, quatro chamados envolvendo ocorrências de mal súbito e crises convulsivas.
O secretário de saúde, Jairo Caovilla, comunicou o início do serviço aos bombeiros, hospitais e entidades da área da saúde.

Funcionamento: Ligue 192
O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas durante 24 horas. O socorro é feito após uma chamada gratuita, feita por qualquer telefone para o número 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações.

Tempo de atendimento
O coordenador do Samu disse que o atendimento tem que ser rápido, mas não tem como precisar o tempo exato do socorro. Ele salientou que a central é em Porto Alegre. “O treinamento realizado aqui em Passo Fundo é para dar uma pronta resposta quando acionados pela central”, disse Oliveira.
Existe um protocolo internacional que estima um atendimento de até 10 minutos.

Finalidade
Conforme definição do Ministério da Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Oliveira enfatizou que o objetivo principal é salvar vidas.

UTI móvel ainda sem previsão de funcionamento
O coordenador do Samu informou que a outra ambulância está quase pronta em termos de equipamento e estrutura, mas deverá demorar um tempo para entrar em funcionamento devido à questão de contratação por parte do poder público. A UTI Móvel possui todos os equipamentos necessários para a sustentação da vida como respirador, monitor, cardiógráfo e a presença de um médico.

Confira uma retrospectiva dos trâmites de instalação da Samu publicados pelo Jornal O Nacional desde 2009:

2009
10 de julho: Passo Fundo ganha unidade de pronto atendimento e três ambulâncias do Samu
Final de julho: Secretário Estadual de Saúde, Osmar Terra informa pela primeira vez sobre a instalação da Samu no município

2010
21 de janeiro: Samu inicia trabalhos em dois meses
11 de fevereiro: Ambulâncias do Samu podem chegar em março
26 de março: Para aonde vai a Samu?
30 de março: Samu ficará provisoriamente no Hospital Municipal
16 de junho: Samu sem previsão para funcionar
18 de junho: Aprovados médicos para Samu
22 de junho: Ambulâncias do Samu são entregues em Porto Alegre
01 de julho: Ambulância do Samu em Passo Fundo
25 de agosto: Projeto prevê contratação de profissionais para Samu
16 de setembro: Contratação temporária para o SAMU
1º de setembro: Avançam ações para implantação do Samu
8 de outubro: Começam obras para instalação do SAMU
5 de novembro: Inscrições para Samu seguem até dia 16
10 de novembro: Mais ambulâncias serão entregues hoje
14 de dezembro: Samu deve contratar ainda este ano
22 de dezembro: Samu entra em funcionamento em janeiro
22 de dezembro: Repasse de equipamentos
28 de dezembro: Dipp projeta ações com novo secretário estadual de saúde

2011
18 de janeiro: Sem previsão para Samu
21 de janeiro: Samu começa operar no mês de março
09 de março: Samu faz sorteio de desempate no dia 16
25 de março: Samu não deverá iniciar trabalhos em março
11 de abril: Publicado edital com aprovados do Samu
04 de maio: Samu pretende iniciar serviços em 10 dias
10 de maio: Reunião sobre o Samu nesta quarta (11/05)
24 de maio: Samu deverá iniciar na quinta-feira (26/05)

Gostou? Compartilhe