IBM amplia participação em Passo Fundo

O Nacional participa de Press Tour promovido pela empresa na sede de Hortolândia, em São Paulo

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IBM amplia participação em Passo Fundo 
O Nacional participa de Press Tour promovido pela empresa na sede de Hortolândia, em São Paulo 
 
*Zulmara Colussi/ON 
A IBM vai ampliar sua participação em Passo Fundo. Até o final do ano, terá estrutura física para atender aos parceiros e clientes. O anuncio foi feito em Hortolândia (SP), na quinta-feira, por executivos da empresa que receberam seis jornalistas de diferentes regiões do país para um Press Tour. O Jornal O Nacional foi um dos convidados para este encontro. O escritório da IBM Regional de Passo Fundo já possui recurso humano: gerente regional, relacionamento com clientes e representante de canais e oferece a maior parte dos produtos e soluções da empresa. Até o final do ano, porém, a IBM terá endereço físico e ampliará a oferta de produtos para a região, aumentando também suas parcerias. O investimento não é revelado por uma questão de estratégia. O projeto faz parte do plano de expansão territorial da IBM no Brasil. Segundo seus executivos, 54% do potencial em Tecnologia da Informação do país estão fora do eixo Rio/São Paulo. Além disso, de acordo com a consultoria IDC, o mercado brasileiro de TI terá crescimento de 13% em 2011, somando US$ 39 bilhões em investimentos. Por esta razão, a empresa volta sua atenção para novos mercados em cinco regiões do País. Para chegar a cidade como Passo Fundo, a IBM investigou pelo menos 45 itens incluindo critérios econômicos como evolução do PIB e educacionais.  
A empresa escolheu, nesta segunda etapa da sua expansão, além de Passo Fundo, Natal, Aracaju, Campo Grande, Goiânia e Cuiabá para oferecer novas tecnologias, dentro da filosofia de construção de um planeta mais inteligente. A estratégia de expansão regional permitirá que a empresa desenvolva uma estrutura de atendimento, por meio de novos escritórios ou parceiros de negócios, para reforçar sua atuação em localidades onde atuava de forma menos intensa. Para atender aos novos mercados, opera com um modelo integrado de prestação de serviços, que mescla gerenciamento presencial e on-line.
A estratégia de expansão regional objetiva ainda identificar oportunidades que fomentem a economia regional, o que inclui, além das revendas, desenvolvedores de software independentes e instituições de ensino. Por isso, em 2010, o programa Smart Professional foi responsável por 18 parcerias com Instituições de Ensino Superior em todo o País, contando com mais de 1.500 participantes. A IBM também pode levar a essas regiões tecnologias que ajudem as cidades a funcionar de forma mais inteligente, o que para muitas será crucial com a aproximação dos jogos da Copa de 2014. 
 
100 anos no mundo
No próximo dia 16 de junho, a IBM completa 100 anos no mundo e 94 anos de Brasil. Para comemorar a data, a empresa fará uma ação comunitária, batizada de “Celebration of Service”, reunindo colaboradores e aposentados, no dia 15 de junho em todo o mundo, em atividades sociais. A ideia é envolver a equipe IBM em atividades durante oito horas, motivando a todos que este trabalho seja permanente.  
Prestação de serviços
Com exceção do computador pessoal que não produz mais, a IBM continua produzindo outras máquinas e equipamentos no Brasil e em outras unidades no mundo, de forma terceirizada. A prestação de serviços, no entanto, é o seu foco. Com a aquisição de várias empresas (foram investidos US$14 bilhões na compra de 24 companhias nos últimos cinco anos) e a recém-criação de uma diretoria específica para esse setor no Brasil, a IBM reforça a aposta no setor de Business Analytics and Optimization e o transforma em um de seus principais pilares de negócios para os próximos anos. A empresa pretende alcançar receita de US$ 16 bilhões no setor até 2015 – apenas no último trimestre de 2010, a área de processos analíticos de negócios da IBM cresceu 19%.
A IDC prevê que o mercado de Business Analytics crescerá uma média de 7% ao ano até 2014, com aumento ainda maior esperado nos próximos 10 anos. O que ajudou a aumentar o interesse do mercado foi a explosão na quantidade de dados digitais. Estudo elaborado pela IBM demonstra que BA já é prioridade para 50% das organizações. Outro estudo, realizado também pela IBM com pequenas e médias empresas brasileiras, aponta que 81% destas organizações pretendem aumentar seus investimentos em TI em 2011. O uso de processos analíticos será mais comum entre as empresas de médio porte.  
Potencial
No Brasil o parque tecnológico da IBM está instalado na cidade de Hortolândia, próximo à  Campinas.  Os números globais revelam o poder desta indústria que inventou o código de barra, foi sinônimo de computador, mas hoje quer estar na vanguarda da Tecnologia da Informação. A IBM atua em 170 países e  emprega 426 mil pessoas, faturando US$ 99,9 bilhões (2010). É líder mundial em registro de patentes com 5.896 em 2010, seguida pela Samsung com 4.551 e a Microsoft, com 3.094. Das suas patentes, 20 foram registradas por funcionários da matriz brasileira.  
Em Hortolândia, a empresa ocupa uma área de um milhão de metros quadrados. O município dispõe de 50 linhas de ônibus para os seus 200 mil habitantes e só a IBM mantém 140 linhas de ônibus para seus colaboradores e serve cinco mil refeições/dia para o que eles chamam de 24X7 de trabalho, o que significa 24 horas por sete dias da semana. “A IBM não para”, disse um dos executivos. O Brasil foi o primeiro país a receber uma unidade da IBM, em Benfica, no Rio de Janeiro. Mais recentemente foi escolhido para abrigar um novo laboratório da empresa no mundo. 

*Zulmara Colussi/ON 


A IBM vai ampliar sua participação em Passo Fundo. Até o final do ano, terá estrutura física para atender aos parceiros e clientes. O anuncio foi feito em Hortolândia (SP), na quinta-feira, por executivos da empresa que receberam seis jornalistas de diferentes regiões do país para um Press Tour. O Jornal O Nacional foi um dos convidados para este encontro. O escritório da IBM Regional de Passo Fundo já possui recurso humano: gerente regional, relacionamento com clientes e representante de canais e oferece a maior parte dos produtos e soluções da empresa. Até o final do ano, porém, a IBM terá endereço físico e ampliará a oferta de produtos para a região, aumentando também suas parcerias. O investimento não é revelado por uma questão de estratégia. O projeto faz parte do plano de expansão territorial da IBM no Brasil. Segundo seus executivos, 54% do potencial em Tecnologia da Informação do país estão fora do eixo Rio/São Paulo. Além disso, de acordo com a consultoria IDC, o mercado brasileiro de TI terá crescimento de 13% em 2011, somando US$ 39 bilhões em investimentos. Por esta razão, a empresa volta sua atenção para novos mercados em cinco regiões do País. Para chegar a cidade como Passo Fundo, a IBM investigou pelo menos 45 itens incluindo critérios econômicos como evolução do PIB e educacionais.  
A empresa escolheu, nesta segunda etapa da sua expansão, além de Passo Fundo, Natal, Aracaju, Campo Grande, Goiânia e Cuiabá para oferecer novas tecnologias, dentro da filosofia de construção de um planeta mais inteligente. A estratégia de expansão regional permitirá que a empresa desenvolva uma estrutura de atendimento, por meio de novos escritórios ou parceiros de negócios, para reforçar sua atuação em localidades onde atuava de forma menos intensa. Para atender aos novos mercados, opera com um modelo integrado de prestação de serviços, que mescla gerenciamento presencial e on-line.
A estratégia de expansão regional objetiva ainda identificar oportunidades que fomentem a economia regional, o que inclui, além das revendas, desenvolvedores de software independentes e instituições de ensino. Por isso, em 2010, o programa Smart Professional foi responsável por 18 parcerias com Instituições de Ensino Superior em todo o País, contando com mais de 1.500 participantes. A IBM também pode levar a essas regiões tecnologias que ajudem as cidades a funcionar de forma mais inteligente, o que para muitas será crucial com a aproximação dos jogos da Copa de 2014.  
 

100 anos no mundo
No próximo dia 16 de junho, a IBM completa 100 anos no mundo e 94 anos de Brasil. Para comemorar a data, a empresa fará uma ação comunitária, batizada de “Celebration of Service”, reunindo colaboradores e aposentados, no dia 15 de junho em todo o mundo, em atividades sociais. A ideia é envolver a equipe IBM em atividades durante oito horas, motivando a todos que este trabalho seja permanente.  
Prestação de serviços
Com exceção do computador pessoal que não produz mais, a IBM continua produzindo outras máquinas e equipamentos no Brasil e em outras unidades no mundo, de forma terceirizada. A prestação de serviços, no entanto, é o seu foco. Com a aquisição de várias empresas (foram investidos US$14 bilhões na compra de 24 companhias nos últimos cinco anos) e a recém-criação de uma diretoria específica para esse setor no Brasil, a IBM reforça a aposta no setor de Business Analytics and Optimization e o transforma em um de seus principais pilares de negócios para os próximos anos. A empresa pretende alcançar receita de US$ 16 bilhões no setor até 2015 – apenas no último trimestre de 2010, a área de processos analíticos de negócios da IBM cresceu 19%.
A IDC prevê que o mercado de Business Analytics crescerá uma média de 7% ao ano até 2014, com aumento ainda maior esperado nos próximos 10 anos. O que ajudou a aumentar o interesse do mercado foi a explosão na quantidade de dados digitais. Estudo elaborado pela IBM demonstra que BA já é prioridade para 50% das organizações. Outro estudo, realizado também pela IBM com pequenas e médias empresas brasileiras, aponta que 81% destas organizações pretendem aumentar seus investimentos em TI em 2011. O uso de processos analíticos será mais comum entre as empresas de médio porte.  
 

Potencial
No Brasil o parque tecnológico da IBM está instalado na cidade de Hortolândia, próximo à  Campinas.  Os números globais revelam o poder desta indústria que inventou o código de barra, foi sinônimo de computador, mas hoje quer estar na vanguarda da Tecnologia da Informação. A IBM atua em 170 países e  emprega 426 mil pessoas, faturando US$ 99,9 bilhões (2010). É líder mundial em registro de patentes com 5.896 em 2010, seguida pela Samsung com 4.551 e a Microsoft, com 3.094. Das suas patentes, 20 foram registradas por funcionários da matriz brasileira.  Em Hortolândia, a empresa ocupa uma área de um milhão de metros quadrados. O município dispõe de 50 linhas de ônibus para os seus 200 mil habitantes e só a IBM mantém 140 linhas de ônibus para seus colaboradores e serve cinco mil refeições/dia para o que eles chamam de 24X7 de trabalho, o que significa 24 horas por sete dias da semana. “A IBM não para”, disse um dos executivos. O Brasil foi o primeiro país a receber uma unidade da IBM, em Benfica, no Rio de Janeiro. Mais recentemente foi escolhido para abrigar um novo laboratório da empresa no mundo. 

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