Os servidores do Fórum de Passo Fundo realizam hoje uma nova paralisação das atividades. Das 10h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 serão realizados atendimentos de urgência e as audiências terão seguimento normal. Até o dia 17 de junho serão realizadas paralisações todas as quartas-feiras. No dia 17 acontece uma Assembleia Geral em Porto Alegre quando pode ser decretada a greve da categoria.
A manifestação foi decidida em Assembleia Geral da categoria realizada dia 20 de maio em Porto Alegre. No mesmo dia os servidores rejeitaram o índice de reajuste oferecido pelo Tribunal de Justiça, de 12% parcelado em três vezes com a última parcela em janeiro de 2012. Os servidores aprovaram por maioria absoluta o envio de proposta ao Tribunal de reajuste de 27% em quatro parcelas. As perdas da classe superam os 50%.
No dia 23 de maio o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Léo Lima, enviou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei concedendo o reajuste de 12%. Pela inconformidade com essa atitude e com o índice é que houve a opção em paralisar. Além disso, os servidores reivindicam data-base, regime de trabalho de sete horas, melhores condições de trabalho e preenchimento dos cargos vagos.