Encontro reúne professores participantes

Em 2011 projeto conta com participação de mais escolas e número expressivo de alunos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Formar novos leitores é um desafio cada vez maior. O fácil acesso às mais diversas formas de mídia faz com que crianças e adolescentes deixem a leitura em segundo e, às vezes, até em terceiro plano. Muitos se limitam às leituras obrigatórias impostas pelos professores. O comprometimento com o dia-a-dia dos acontecimentos locais nem sempre é uma preocupação que afeta os estudantes. Mas certamente é uma preocupação dos professores que buscam diversas ferramentas para fomentar nos alunos o interesse pela leitura, interpretação e entendimento da realidade.

Alguns professores lançam mão de diversos instrumentos para aproximar o conteúdo didático do cotidiano. Nesse sentido, uma das ferramentas preciosas para a consolidação desse processo é o uso do jornal em sala de aula. Diversos professores fazem esta ponte entre os jornais e os alunos. Porém em muitos casos, encontram dificuldade para acessar uma quantidade de exemplares suficientes ou mesmo de conhecimento sobre como se dá a produção da notícia.

E aí que entra o projeto ON nas Escolas. Num trabalho conjunto entre professores, escolas e jornal O Nacional, serão desenvolvidas atividades ao longo do ano. Na tarde de ontem (1º) alguns dos professores envolvidos no projeto visitaram O Nacional para traças as primeiras ações que serão realizadas em conjunto.

Além de visitas ao jornal e da participação dos jornalistas ministrando oficinas em sala de aula, o que for produzido pelos alunos tendo as edições de O Nacional como matéria-prima serão fonte para a divulgação na página do projeto que será veiculada semanalmente às quintas-feiras.
Atividades como o jornal mural que é feito na Escola Estadual de Ensino Fundamental Abramo Ângelo Zanotto, do distrito de São Roque, ou o projeto sobre meio ambiente da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Tocchetto farão parte das matérias divulgadas pelo jornal.
Além disso, o trabalho que começou a ser desenvolvido no ano passado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Catarina, quando foi produzido um jornal, continua este ano.

Visitas
Serão disponibilizadas algumas datas para que os professores agendem a visitação dos alunos às dependências do jornal. Este seria o momento de conhecerem o processo de criação da notícia como ele realmente acontece.
A visita será acompanhada pelos jornalistas, que se comprometem a recepcionar os estudantes em um “passeio”, que começa pelo hall de entrada da empresa e segue por todos os setores, finalizando na redação onde conhecerão os profissionais e editora, finalizando com a visita à gráfica.

De outro lado, também os jornalistas visitarão as escolas para contar aos alunos como fazem seu trabalho, como escolheram a carreira e como fazem para conseguir as notícias.

O início
No primeiro ano de funcionamento, o ON nas Escolas começou tímido, com as atividades sendo desenvolvidas apenas com a Escola Irmã Maria Catarina. Mas a experiência provou a relevância do projeto. No ano que passou, os jornalistas visitaram a escola e auxiliaram os alunos participantes a confeccionarem um jornal, que teve matérias produzidas por alunos e professores. A diagramação foi feita pelos profissionais do jornal. O resultado foi uma edição mostrando todas as atividades realizadas durante o ano na escola, ressaltando o trabalho de alunos e professores.
Trabalho semelhante também pode ser desenvolvido em 2011. E para coroar o segundo ano de atividades, está sendo preparada uma edição festiva, que vai circular no final do ano, onde serão apresentadas as atividades realizadas em todas as escolas.

Mais do que um projeto que vai garantir a interação entre as escolas e o jornal, ON nas Escolas terá uma página semanal para a divulgação do que está sendo feito dentro de cada instituição de ensino. Com isso, todos poderão mostrar o potencial do trabalho que desenvolvem e ainda divulgar eventos, projetos e programas que são promovidos e que merecem ser divulgados.

Gostou? Compartilhe