Sobrevivendo através de doações espontâneas e a boa vontade das moradoras, o Grupo Mulheres Buscando Vitória (MBV), localizado no bairro Bom Jesus desenvolve trabalhos voluntários há 12 anos. Na última quinta-feira, 2, o grupo expandiu e realizou o 1° encontro interbairros, com o propósito de unir as moradoras e voluntárias na causa em comum. Foram reunidas moradoras dos bairros Parque Bela Vista, Vila Luiza, Zachia, Vila Cruzeiro, Parque do Sol, São Cristóvão e Vila Dona Júlia. Eva Maria Vargas, vice-presidente da associação de moradores do bairro Parque Bela Vista, afirma que a intenção é levar o aprendizado obtido na oficina para o bairro de origem.
O Grupo reúne, só da Bom Jesus, 15 mulheres trabalhando todos os dias. As práticas e as oficinas oferecidas são diversas e o incentivo financeiro e de produtos é mínimo. No encontro interbairros, que deverá acontecer no local todas as quintas-feiras, é realizado artesanato de tricô e crochê. Os produtos finais variam entre mantas, polainas, flores de crochê entre outros. A curiosidade é que quem ministra a oficina é um garoto de 15 anos. Francisco Sampaio Lui realiza artesanato desde os 10 anos e trabalha junto com a mãe, a professora de materiais de reciclagem Maria de Lourdes Sampaio Lui. Todos os materiais utilizados, como agulhas, linhas e lãs, são recebidos por doações. O Grupo também recebe apoio do sindicato das empregadas domésticas e da ONG Mãos Amigas.
Maria de Lourdes é trabalhadora voluntária e lidera outro setor do MBV, o de confecção de produtos através de materiais reciclados. São utilizados, sobretudo jornais e garrafas pet, para a produção de utensílios. São cestas e enfeites natalinos o maior número de materiais confeccionados pelo Grupo. Todos os produtos que as voluntárias confeccionam são vendidos e a verba arrecadada é utilizada para a manutenção do local e, quando possível, compra de mais matéria-prima.
Junto ao depósito de materiais encontram-se sacolas com roupas, donativos recebidos e repassadas a outros bairros que participam da oficina. A líder, Maria de Lourdes, explica que como não tem emprego, gosta de ajudar quem também não tem. “O lixo vira luxo”, diz. O MBV reúne diariamente as voluntárias para a realização das atividades. Desde cedo, a partir das 8h até o fim do dia as participantes trabalham juntas. A líder comunitária Maria de Lourdes Coelho Pupe afirma que é um trabalho de pessoas humildes que procuram ajudar as outras e destaca, ainda que ocorra modestamente, um incentivo às crianças da região. “O Chico (Francisco, professor) trabalha aqui e se todas as crianças estudassem e fizessem trabalho voluntário como ele, estaríamos melhor”, ressalta. O Grupo Mulheres Buscando Vitória encontra-se na Rua São Roque, número 1160, Bairro Bom Jesus, e aceita que a comunidade doe qualquer tipo de material de trabalho para a confecção dos produtos.
Artesanato no Bairro Bom Jesus
· 2 min de leitura