Criação da Guarda Municipal foi debatida

Atendendo convite da Associação dos Vigilantes de Passo Fundo, Sidnei Bastos Xavier Junior esclareceu dúvidas sobre vantagens da criação da Guarda

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Dezenas de vigilantes estiveram reunidos na sexta-feira, 3 de junho, no Plenário da Câmara de Vereadores para dar início ao debate da criação da Guarda Municipal de Passo Fundo. A convite da Associação de Vigilantes do município, o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Rio Grande do Sul (Sindiguardas), Sidnei Bastos Xavier Junior, explanou aos participantes sobre as vantagens da criação da Guarda, através do exemplo de São Leopoldo e região Metropolitana.
“Criando a Guarda Municipal, cria-se uma instituição que une os profissionais responsáveis pela segurança e pelo trânsito, ou seja, agentes de trânsito e guardas municipais passam a ser a mesma categoria, transformando-se numa instituição mais harmônica e que otimiza a utilização dos recursos e do servidor, que passa a ser um servidor completo”, afirma Xavier sobre o que foi feito em São Leopoldo. De acordo com ele, o que acontece hoje em Passo Fundo, por exemplo, é que quando ocorre uma situação no trânsito, não pode ser atendida por quem é responsável pela segurança e vice-versa.
Além disso, a destinação de recursos por parte do Ministério da Justiça passaria a atender também esta categoria, como para a compra de uniformes. “Estamos trabalhando com os prefeitos para mostrar que é melhor, no processo, ter uma instituição só, porque isso valoriza os dois lados, inclusive na destinação de recursos do Ministério da Justiça, que contempla as Guardas Municipais para a formação e capacitação, por exemplo, com o fornecimento de bolsas de estudo, enquanto agentes de trânsito não são enquadrados, bem como os vigilantes. Para todos os itens do uniforme também existem recursos. A única coisa que o Ministério da Justiça não dá é recurso para a compra da arma de fogo, mas para armas não letais, sim”, explica. Essa mudança, com a criação da Guarda de Trânsito, segundo Xavier, representaria melhorias tanto para a categoria quanto para a administração.

O caso de Passo Fundo

No mês de julho, segundo o secretário municipal de Segurança, Márcio Patussi, começam as tratativas para a criação da Guarda Municipal de Passo Fundo. De acordo com ele, serão feitas diversas discussões para avaliar e determinar o funcionando do órgão no município, entre elas, se será uma guarda armada ou não. Para isso, exemplos de cidades onde as guardas já existem estão sendo observados.

Gostou? Compartilhe