Mutirões tentam amenizar problemas do Fórum

Servidores do órgão trabalham voluntariamente aos finais de semana para tentar diminuir os atrasos dos processos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Leonardo Andreoli/ON

Na tentativa de solucionar (amenizar) o problema com os processos que abarrotam o Fórum de Passo Fundo os servidores do órgão chegam a realizar mutirões voluntários aos finais de semana. Além disso, os problemas de saúde relacionados ao trabalho têm aumentado a defasagem de pessoas.

Os finais de semana que deveriam ser de descanso são utilizados para tentar agilizar o andamento dos processos. Conforme o servidor Edir Paulo Godinho, que também é representante do sindicato da categoria na cidade, durante o dia os cartórios precisam disponibilizar atendimento de balcão. Com isso o número de pessoas que trabalham nos processos fica ainda menor. “As vezes é necessário fazer um mutirão nos finais de semana principalmente para tentar diminuir o atraso. Isso é uma coisa que acontece porque toda correspondência e todas as petições a gente é obrigado a criar uma prioridade, o que for extremamente urgente a gente faz e o resto deixa para quando dá”, explica. Os mutirões aos finais de semana são voluntários. O Tribunal de Justiça não paga hora extra aos funcionários.

Estrutura

O mobiliário da década de 1970 é pouco ergonômico e facilita o aparecimento de lesões causadas pela posição inadequada. “O tribunal disponibiliza duas vezes por semana massagem. O pessoal que aplica fica apavorado porque todo mundo tem dor e vários problemas. A quantidade de gente que toma medicamentos para trabalhar também é grande”, observa Godinho. Isso afeta principalmente os responsáveis pelo trabalho burocrático. Entre os tantos problemas apresentados para a agilização dos trabalhos, a área de informática é uma das poucas que tem funcionado adequadamente. “O Tribunal há pouco mais de um ano promoveu a troca de todos os computadores”, finaliza Godinho.

Gostou? Compartilhe