A Subcomissão contra o Crack promove sua segunda audiência pública na segunda-feira, 13. A atividade ocorre em Passo Fundo, às 14h, na Sala Fernando Ferrari (Plenarinho) da Câmara Municipal (Rua Dr. João Freitas, 75).
A proponente e relatora da subcomissão, deputada Miriam Marroni (PT), explica que o objetivo das audiências é verificar o quadro da drogadição na região de Passo Fundo, o alcance da rede de atendimento aos dependentes químicos e as iniciativas dos poderes públicos e de entidades privadas na área do prevenção ao consumo. “Queremos ajudar os municípios a terem políticas orientadas e articuladas conjuntamente por região, de modo a se credenciar para recebimento de verbas externas que auxiliem na construção de uma rede de serviços eficaz”, explica a parlamentar.
Visitas - Por meio da participação da sociedade nas audiências, a subcomissão pretende elaborar uma radiografia da rede de atendimento, detectando as maiores deficiências e destacando alternativas. Antes da audiência, a deputada fará visitas técnicas a instituições de saúde, para conferir a estrutura disponível à comunidade. Às 10h, a agenda será no Hospital Beneficente Dr. César Santos, localizado no bairro Popular, e às 10h40min, no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPs), no centro de Passo Fundo.
A primeira audiência da subcomissão ocorreu em Canoas na última sexta-feira, 3, e lotou o auditório Sady Schiwitz da Prefeitura. A atividade contou com a participação dos deputados estaduais Mano Changes (PP) e Jurandir Maciel (PTB), do prefeito Jairo Jorge (PT), da vice-prefeita e secretária da Saúde, Beth Colombo, secretários municipais, membros do governo municipal, vereadores, assim como integrantes do gabinete do deputado Nelsinho Metalúrgico (PT) e de programas sociais do governo federal e do município, e de entidades sociais e terapêuticas .
A Subcomissão contra o Crack está vinculada à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e foi instalada no início do mês, por solicitação da deputada. Também é integrada pelos deputados Luciano Azevedo (PPS) e Marlon Santos (PDT).
Segue abaixo o calendário com as datas das demais audiências públicas.
Pelotas – 17/06
Caxias do Sul – 24/06
Santa Rosa – 01/07
Santa Maria – 08/07
Cachoeira do Sul – 15/07
Porto Alegre – 05/08
Assembleia Legislativa