Redação/ON
As nuvens de cor acinzentada que podiam ser vistas no céu na tarde de sexta-feira (10) eram sim as cinzas do vulcão chileno que chegaram ao Rio Grande do Sul. A afirmação é do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio. “Olhando o céu em direção ao bairro Vera Cruz, o que se vê não é nuvem, parecida com cirros, mas não é nuvem, é realmente fumaça do vulcão”, explica. De acordo com ele, naquele momento, as cinzas estavam entre 6 mil e 8 mil metros de altura, “então dificilmente vai atingir a superfície. Deve passar. Na verdade, está passando por nós”, comenta. Além disso, no final da tarde, o céu parecia estar encoberto, quando na verdade não eram nuvens, e sim as cinzas. “O que pode tirar ela do ar é se chegar até o mar, que então o mar puxa as cinzas, porque nem chuva limparia, pois está acima das nuvens de chuva”, completa.
Esse mesmo fenômeno cancelou diversos vôos no Rio Grande do Sul, dentre eles os que sairiam de Passo Fundo. Conforme a empresa aérea NHT, dois vôos foram cancelados na sexta-feira, uma pela manhã e outro à tarde, ambos de Passo Fundo para Porto Alegre. No sábado e no domingo a empresa não disponibiliza vôos do aeroporto local e a previsão era de cancelamento dos vôos de segunda-feira. Porém, no final da tarde de ontem, a NHT já informava sobre a normalização dos vôos no Rio Grande do Sul já durante o final de semana.
Como fica o clima
Se na tarde de sexta-feira (10) o que se via no céu eram as cinzas do vulcão, no sábado (11) a previsão aponta para céu limpo e dia seco. “O ar frio e seco vai predominar nos próximos dias e o sol também”, avisa Sampaio. De acordo com ele, as temperaturas estarão em elevação gradativa durante o dia e à noite volta a esfriar. O sábado será claro a parcialmente nublado, com formação de geada. A temperatura mínima deve ficar em 4ºC e a máxima em 16ºC. o domingo (12) será de céu claro a parcialmente nublado, com as temperaturas variando entre a mínima de 5ºC e a máxima de 20ºC.
Na segunda-feira (13), o clima segue a tendência do final de semana, com o dia amanhecendo com céu claro a parcialmente nublado. A temperatura mínima prevista é de 6ºC e a máxima fica um pouco abaixo do domingo, não passando dos 18ºC. Já na terça-feira (14) o clima muda um pouco, com aumento da nebulosidade. “Na terça-feira, devido ao aumento da nebulosidade, pode chover em áreas isoladas no decorrer do período”, destaca. A mínima será de 10ºC e a máxima de 18ºC.
Chuvas
No mês de junho as chuvas estão regulares. Até agora foram registrados 53 milímetros de chuva, o que representa 41% da média que é de 129,4 milímetros.
Frio intenso
Nem mesmo o inverno começou no calendário, mas o frio já mostrou que será intenso. Conforme Sampaio, até agora as temperaturas estão três graus abaixo da média. “Os primeiros 10 dias do mês de junho foram de frio intenso e essa será uma característica que vai permanecer no restante do mês e seguir em julho”, destaca o observador. Esse frio, segundo Sampaio, tem uma explicação: “devido à circulação de ventos predominantes Sul, haverá entrada maior de massas de ar frio na nossa região, principalmente nos meses junho e julho e, consequentemente, maior ocorrência de geada”, explica.