Pis e Cofins são tema de palestra

Reunião Almoço da Acisa convidou auditores fiscais da Receita Federal para explicar novos trâmites a partir da instalação do SPED

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Leonardo Andreoli/ON

A Escrituração Fiscal Digital (EFD) trouxe algumas mudanças em relação a apresentação de dados das empresas para pagamento do PIS e do Cofins. Muitas empresas ainda não estão adequadas ao novo sistema e poderão ter problemas no início do próximo ano quando precisarão apresentar os dados. A Reunião Almoço da Acisa realizada ontem contou com a presença de auditores fiscais da Receita Federal para explicar o funcionamento do novo sistema.

O auditor Marco Aurélio Barbiero explicou que a declaração por meio do EFD começa a valer a partir de fevereiro de 2012. “O problema é que apesar de o prazo ainda estar distante, os dados tem de ser coletados agora. Porém empresas não se prepararam bem para isso”, observou. O objetivo do encontro foi o de chamar a atenção dos empresários para que façam a adequação necessária para obter todos os dados de forma correta. “Algumas empresas não guardam todos os dados. Quando emitem um cupom fiscal ou nota, guardam simplesmente o valor total e o valor do tributo que é o que se exigia até agora. Com o novo sistema, além da nota e do tributo você tem que ter cada item discriminado. Se a empresa não guarda todos esses dados ela vai sofrer para recompor toda essa escrituração”, alertou.

A multa para quem não cumprir com o prazo é de R$ 5 mil por mês de atraso. “Como vamos ter seis meses até o prazo de entrega, a empresa teria que entregar essas seis declarações, se a atrasar um mês e com isso gerará seis multas de R$ 5 mil. É um valor bem salgado para uma empresa”, pontuou. A indicação é para que as empresas já coletem os dados da forma correta para não enfrentarem problemas com a declaração. Na ocasião palestrou ainda o auditor Rogério Liska. No site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) estão disponíveis todas as exigências do Sistema Público de Escrituração Fiscal Digital (SPED).

Gostou? Compartilhe