Projeto Charão é apresentado nos EUA

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pesquisadores de quatro continentes conheceram o Projeto Charão conduzido pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), em parceria com a Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA). A apresentação foi feita pela professora Nêmora Pauletti Prestes durante o Parrots International Symposium 2011. O evento reuniu pesquisadores de vários países do mundo que trabalham com aves do grupo dos papagaios e araras, e aconteceu na cidade de Miami, no estado da Flórida, EUA, durante os dias 03 a 05 de junho.

Para a professora Nêmora o simpósio foi uma excelente oportunidade para mostrar os resultados alcançados em 20 anos de trabalho, e compartilhar experiências com pesquisadores da Europa, Ásia, África, América do Norte e América Central. “Buscamos ainda aprimorar nossas ações futuras”, pontuou. A pesquisadora da UPF integra o Plano Nacional para a Conservação dos Papagaios, recentemente concluído após vários anos de debates, e que será implementado em todo o território nacional, coordenado pelo Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade.

Projeto
O Projeto Charão está completando 20 anos de atividades na pesquisa e na educação ambiental, voltadas para a conservação do papagaio-charão e de seu ecossistema preferencial, a floresta com araucárias. Conduzindo pesquisas e aplicando estratégias conservacionistas, a iniciativa já registra uma boa recuperação da população do papagaio-charão, uma espécie bastante carismática para o Rio Grande do Sul, apresentando as mesmas cores da bandeira do Estado.

O projeto desenvolve atividades nos ambientes naturais em uma ampla área que contempla os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também realiza estudos em cativeiro, no Centro de Reprodução de Psitacídeos William Belton, localizado junto ao Zoológico da UPF, onde tem conseguido bons resultados com o manejo e a reprodução da espécie.

Gostou? Compartilhe