Redação/ON
Os trabalhos de restauração da ERS 153 estão andando dentro do planejado. Dos cerca de 2,5 quilômetros a serem recuperados, entre o trevo do Boqueirão até o Seminário Nossa Senhora Aparecida, foram executados mais de um quilômetro de meia pista. Primeiramente, as máquinas estão recuperando o lado direito da via sentido Passo Fundo/Ernestina para que haja o fluxo de veículos na outra metade da pista. Até o final da tarde de ontem (13/06), as máquinas estavam no quilômetro dois.
A obra iniciou no dia 06 de junho, a partir do Km 0,5. O trecho entre o trevo até o posto de combustível ainda não está sendo restaurado, porque segundo o Daer é necessário solucionar um problema de drenagem. Após a restauração e sinalização, o Estado irá municipalizar esses 2,5 quilômetros iniciais da rodovia.
Está sendo realizado o trabalho de fresagem que consiste na retirada de uma camada do asfalto para a colocação de cerca de cinco centímetros de massa. O superintendente do Daer, Júlio Huber, disse que as obras estão dentro do previsto e deverão ser concluídas até o final desse mês casos as condições climáticas estejam favoráveis.
Diariamente trafegam pela rodovia cerca de nove mil veículos. Essa é a principal ligação entre Passo Fundo e Porto Alegre. Com a municipalização do local, o município terá a responsabilidade de conservar o trecho e executar algumas obras de melhoria nos acessos aos bairros.