Coletas e Doações no Dia da Solidariedade

Projeto estimula pais e crianças a cuidar do meio-ambiente através de coleta e reciclagem de materiais

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Preocupados em formar cidadãos atentos aos cuidados com o meio-ambiente aconteceu ontem o Dia da Solidariedade, no Colégio Salvatoriano Bom Conselho. O evento uniu alunos do colégio com mais de 40 crianças atreladas ao Projeto TransformAção. Embasado no Projeto Recicle Suas Atitudes: Estudantes Salvatorianos Salvando Vidas, o evento teve como intuito conscientizar alunos e a comunidade em geral a cerca da crise ambiental em que o planeta se encontra. Para isso, foi mostrado um caminho alternativo, mais limpo, para o lixo diário gerado. Foram recebidas doações e coletados materiais recicláveis como garrafas pet, caixas tetra pak, latinhas e óleo de cozinha.

As atividades desenvolvidas no pátio do colégio durante o dia de ontem foram programadas pela Pastoral da Juventude Estudantil Salvatoriana, Grêmio Estudantil, líderes de turma e setores de Orientação Educacional e Religiosa. Foram realizadas brincadeiras com brinquedos de materiais recicláveis, interação entre alunos e filhos de trabalhadores que receberam o material doado, ornamentação do pátio com o material recebido e a própria coleta de materiais.

Brinquedos
Os brinquedos confeccionados através de materiais recicláveis doados foram produzidos pelos alunos do Colégio Bom Conselho. Estes brinquedos, depois de utilizados pelas crianças carentes durante o Dia da Solidariedade, foram encaminhados para a sede do projeto transformAção. “Os brinquedos foram feitos por todos os alunos da educação infantil ao ensino médio durante a semana. É para mostrar que com aquilo que consideramos lixo podemos extrair um sorriso, uma forma nova de viver, com mais alegria e prazer. Muitas dessas crianças nunca viram um brinquedo na mão, e a gente quer mostrar que podemos construir esses brinquedos só com materiais reciclados. Ao final do dia os brinquedos vão para o projeto”, diz a responsável pelo projeto, Inês Razera.

A outra parte dos materiais recicláveis irão também para o projeto. De lá serão empacotados e revertidos em subsistências às famílias carentes, no caso a famílias de papeleiros, que têm como principal fonte de renda a coleta e reciclagem de lixo. O Colégio Bom Conselho é ponto permanente de coleta.

Gostou? Compartilhe