Redação/ON
Resgate histórico do município através dos fatos marcantes foi o trabalho realizado pelos alunos do ensino médio da Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro. Através do projeto Passo Fundo Ontem e Hoje, o estudantes, orientados pelas professoras Enediva Giuriatti e Nara Fátima Cavalcanti, elencaram os fatos históricos mais importantes e compararam com a realidade atual.
Participaram do projeto os alunos de todas as séries o ensino médio dos turnos diurno e noturno, que fizeram um verdadeiro resgate histórico do município, com o objetivo de construir uma linha do tempo marcada pelos fatos destacados e a compreensão da realidade no tempo e espaço. Além disso, o projeto objetivou referenciar os acontecimentos históricos que ocorreram, tais como o planejamento do estudo da história do município, respeitando a ordem cronológica associada à geografia.
Com base no que estudaram, os estudantes também elaboraram maquetes da escola que desejam, demonstrando consciência do papel que ela exerce dentro de casa, na rua, no bairro e na cidade.
No dia 15 de junho os alunos apresentaram os trabalhos depois de vários dias de pesquisa na cidade. Para isso, a professora Enediva dividiu Passo Fundo em setores para que cada grupo se detivesse a estudar uma dessas divisões, fazendo o levantamento de dados. Na apresentação ficaram explícitos alguns problemas, como o alto índice de poluição sonora, juntamente com a movimentação excessiva de carros. Porém, o que mais chamou atenção dos estudantes foi o grande acúmulo de lixo nas praças e ruas após o final de semana. Também roubos e arrombamento aparecem como um dos problemas enfrentados pelos cidadãos passo-fundenses.
A partir desse trabalho, os alunos concluíram que muita coisa mudou no Passo Fundo de ontem para o de hoje, verificando a necessidade de uma mudança radical em várias posturas para garantir às futuras gerações uma vida melhor. O trabalho demonstra o compromisso social que tem a educação, porque é através de trabalhos como este que se desperta a consciência de todos.
Com isso, os alunos e professores conseguiram alcançar os vários saberes necessários à educação, conforme ressaltado pela 7ª Coordenadoria Regional de Educação: aprender a conhecer: através da investigação e da pesquisa; aprender a fazer: através da qualificação e da ação; aprender a ser: grande pilar que engloba todos os saberes, de nada adianta a ciência se não levarmos em consideração como agimos na sociedade desempenhando; e aprender a viver juntos: respeitando as diferenças.