Vacinação amanhã será contra pólio e sarampo

Além da realização da primeira etapa da vacinação contra a poliomielite, sábado acontece a campanha de segmento contra o sarampo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Profissionais das unidades básicas de saúde do município receberam na tarde de ontem (16) as orientações sobre como vai funcionar a vacinação deste sábado. Isso, porque além da primeira etapa de vacinação contra a poliomielite, também as crianças serão vacinadas contra o sarampo, através da campanha de segmento. Assim, além da realização do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, até o dia 22 de junho acontece a campanha contra o sarampo.
Em Passo Fundo, nesta etapa da campanha serão imunizadas crianças menores de 5 anos contra Poliomielite e, as crianças entre 1 e 7 anos incompletos (6 anos, 11 meses e 29 dias) deverão ser imunizadas contra o sarampo. Com isso crianças entre 1 ano e 5 anos de idade receberão as duas vacinas simultaneamente.

No município deverão ser imunizadas 12.908 crianças contra poliomielite e 14.694 contra o sarampo, segundo informações da enfermeira Mara Dill, da secretaria municipal de Saúde. “A meta mínima de imunização é de 95% das crianças nestas faixas etárias”, completa.

Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A segunda fase será no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a pólio.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
No início da primeira etapa, em 18 de junho, além das duas gotinhas contra a paralisia infantil, municípios de oitos estados também vão vacinar crianças contra sarampo: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas.
Esta vacinação contra o sarampo é chamada campanha de seguimento e costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus do sarampo. A última campanha de seguimento ocorreu em 2004 e outra estava prevista para 2009, mas não aconteceu por conta da pandemia de gripe H1N1. E não ocorreu em 2010 por conta da vacinação contra a influenza pandêmica. Nas duas fases da campanha de seguimento contra o sarampo, a meta é vacinar 95% da população alvo.

Locais de vacinação
Relação das Unidades de Saúde de Passo Fundo que estarão vacinando neste sábado, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia:


* Ambulatório Especialidades
* Ambulatório Santa Maria
* Ambulatório São José
* Ambulatório São Luiz Gonzaga
* Ambulatório Victor Issler
* Ambulatório Vila Nova
* Cais Boqueirão
* Cais Hípica
* Cais Petrópolis
* Cais São Cristóvão
* Cais Vila Luiza
* Centro de Saúde
* ESF Adolfo Groth
* ESF Ricci
* ESF Santa Marta
* ESF CAIC Edu Azambuja
* ESF Donária
* ESF Hípica
* ESF Ivo Ferreira
* ESF Jabuticabal
* ESF Lava Pés
* ESF Mattos
* ESF Menino Deus
* ESF Nenê Graeff
* ESF Parque Farroupilha
* ESF Planaltina
* ESF 1º Centenário
* ESF São Cristóvão
* ESF Valinhos
* ESF Zacchia
* ESF Nossa Senhora Aparecida
* ESF Jardim América

Gostou? Compartilhe