Comitê de Prevenção da Gripe A é reativado

Grupo deverá realizar primeira reunião deste ano na próxima segunda-feira, dia 20 de junho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Depois de ter ficado desativado no ano passado, devido a não ocorrência de casos de gripe A no Estado, o Comitê Municipal de Prevenção da Gripe A, criado em 2009, por ocasião da pandemia da doença, está sendo reativado. A informação é do coordenador regional de Saúde, Alberi Grando. “O grupo será praticamente o mesmo, com a diferença de que este ano sabemos como lidar com a doença e com a situação”, destaca Grando.
Segundo o coordenador de Saúde, a primeira reunião do grupo deve acontecer na próxima segunda-feira, dia 20 de junho. A reativação se deve à necessidade de enfrentamento da doença, que já fez vítimas fatais este ano, evitando assim que a doença se espalhe e ocorra uma possível epidemia.
De outro lado, conforme Grando, segue a vacinação para os grupos de risco, especialmente as crianças, que devem receber a segunda dose. Para tanto, as doses fornecidas pelo Ministério da Saúde estão garantidas. Já em algumas clínicas particulares, a vacina contra a gripe está em falta, mas existe a previsão de que os pedidos possam ser feitos no início da semana, garantindo que as doses possam chegar até o próximo final de semana.

Novos casos
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, em boletim emitido na quinta-feira (16), três novos casos de gripe A foram confirmados, entre eles um óbito:

- uma mulher de 54 anos, residente de Vera Cruz, que iniciou os primeiros sintomas no dia 09/06/11, foi internada em 11/06/11 em hospital de Santa Cruz do Sul, onde ainda se encontra. A paciente não foi vacinada contra gripe em 2011, é fumante e pneumopata crônica.

- uma criança de 1 ano, não vacinada contra a gripe em 2011, residente em Santa Cruz do Sul, internada desde o dia 07/06/11 no município, apresentando boa evolução.

- um caso foi confirmado por investigação epidemiológica. Trata-se de um bebê de 10 meses, residente também em Santa Cruz do Sul, que faleceu em 08/06/11 sem coleta de material para o diagnóstico laboratorial. A criança não foi vacinada contra a gripe.

Em 2011, até o momento, o Estado contabiliza 191 notificações de casos suspeitos da doença, tendo sido confirmados 9 casos, entre os quais 4 óbitos. Do total, 166 casos foram descartados e 16 estão em investigação.

Gostou? Compartilhe