Redação ON
No caminho para o Parque de Exposições Wolmar Salton, o movimento de fuscas pela estrada já denunciava: este fim de semana era todo deles. Sediando o 1º Encontro Sul Americano de Fuscas e Derivados a Ar, Passo Fundo se mobilizou para conferir a variedade de modelos, cores e modificações das mais inesperadas nos carros que vieram não apenas da região, mas também de terras distantes, como São Paulo, Uruguai e Argentina.
Com bandeirinhas que identificavam a nacionalidade, os veículos encheram o pavilhão de exposições com suas peculiaridades, entre elas o esforço de alguns por ficar o mais próximo possível aos modelos originais, e a dedicação de outros em transformar os fuscas livremente, mudando sua estrutura, tornando-os conversíveis ou ainda investindo em equipamentos de som e também de vídeo. A exposição ainda reuniu modelos de competição e também os chamados derivados, entre eles a Kombi, a Variant e o TL.
De acordo com a organização, o evento superou todas as expectativas, já que contou com cerca de 380 veículos participantes e um público maior do que o esperado, pois milhares de pessoas passaram pela exposição ao longo de todo o final de semana. O público que compareceu ao encontro pôde conferir a exposição e usufruir da praça de alimentação, área para camping, pistas de carrinhos de controle remoto ON e OFF Road, uma festa junina, a gincana Arrancana, o sorteio de brindes e também as premiações aos destaques do evento. A realização do 1º Encontro Sul Americano de Fuscas e Derivados a Ar também marcou as comemorações pelo aniversário de 77 anos do Fusca, que se completa na próxima quarta-feira, 22 de junho.