Redação ON
O Grupo Editorial O Nacional apresentou nesta segunda-feira aos seus parceiros e convidados a 3ª edição do Anuário Passo Fundo – Gigante do Norte 2010/2011. O evento aconteceu durante café da manhã no Casa Rosada, do Villa Vergueiro Hotel. A edição deste ano renova os dados estatísticos a partir do Censo de 2010. Com informações estratificadas, o Censo reafirma a condição de Passo Fundo como Cidade Pólo Regional do Estado e Capital Regional A, de alto nível, com um raio de influência de 1,3 mil municípios e uma população de 1,79 milhão.
A publicação é a única do gênero em Passo Fundo e atualiza informações estatísticas da economia da cidade. O município de Passo Fundo é o nono PIB de maior importância no Estado e fica na sexta colocação quando o assunto é serviços.
O diretor presidente do Grupo Editorial, Múcio de Castro Filho, disse aos convidados, que o Anuário passa ser o elemento de referência naquilo que envolve dados fidedignos de todos os segmentos. “Isso demonstra que a empresa está engajada na consolidação do município como um dos maiores pólos de medicina, metalmecânica, agronegócio e de ensino no país. Também cumpre com uma função primordial de um grupo de comunicação que é a de servir à sua comunidade com objetivo único do engrandecimento dela”, completou.
A editoria do Jornal O Nacional, Zulmara Colussi, destacou que a publicação é referência de divulgação sobre o município de Passo Fundo. “Trata-se de um material consistente, com números oficiais e de análise técnica. É indicador para todas as áreas. Organizada em editorias, valoriza a comparação estatística, prima pelo conteúdo prático e com linguagem acessível. As edições anteriores se tornaram fonte de pesquisa e a que está sendo apresentada neste momento não será diferente”, disse.
Zulmara fez questão de salientar que para realizar este trabalho foram fundamentais as parcerias, desde a concepção do produto internamente e que fluem naturalmente no mercado externo. Ela agradeceu aos órgãos públicos, instituições privadas, assessorias de comunicação e especialmente aos colaboradores de O Nacional que tornaram o Anuário 2010/2011 uma realidade.
Revista permanente
“O anuário de Passo Fundo já é um tradicional instrumento de divulgação das potencialidades da nossa cidade. Ele será uma revista permanente na mão dos empresários, empreendedores, do poder público municipal, daqueles que vem visitar e conhecer os mais diferentes segmentos econômicos e sociais do município. O Grupo Editorial O Nacional está de parabéns pela iniciativa que já tem há alguns anos e que fortalece a divulgação do município e faz com que aqueles que precisem de dados qualificados os encontrem nessa revista”.
Airton Dipp - prefeito
Retrato
“Esta terceira edição do anuário sobre Passo Fundo é uma obra de maior importância. Nela está retratado um quadro da cidade nos seus mais variados segmentos, na área de serviços, da produção, indústria. É uma obra que se presta tanto aos passo-fundenses para conhecerem a sua cidade e as potencialidades, como também para quem busca informações sobre o município com vistas até para a abertura de novos negócios, empresas. Ele permite o uso estratégico para investidores e para os passo-fundenses conhecerem os potenciais reais da cidade”.
Gilberto Cunha – pesquisador da Embrapa Trigo
Centro de convergência
“O Nacional está de parabéns pelo lançamento desse anuário pela importância que ele tem. Muitas informações são baseadas em levantamentos que a agência do IBGE em Passo Fundo realiza. No ano de 2010 temos parâmetros o Censo que ainda estamos estratificando as informações, mas que já foram liberadas informações básicas apuradas em tempo real. Tem dados atualizados sobre população, índice de homens, mulheres, população urbana e rural, faixa etária. Passo Fundo continua sendo um centro de convergência de pessoas de outras regiões, estados e países. Essas informações são de suma importância para o cidadão e desenvolvimento da região”.
Jorge Bilhar – coordenador da unidade do IBGE Passo Fungo
Instrumento
“O Anuário publicado já na sua terceira edição tem pra nós que somos políticos um instrumento de divulgação, principalmente quando a gente viaja. Quando estive na Itália nos eventos oficiais entreguei o anuário e ele demonstra o potencial que temos em Passo Fundo e região. Ele veio pra ficar e acreditamos que daqui pra frente se torna obrigatória a publicação anual que traz o desenvolvimento sustentável da nossa cidade que contribui para o crescimento do Estado. Quero cumprimentar O Nacional pela grandeza e a responsabilidade de fazer uma publicação dessa envergadura”.
Luiz Miguel Scheis – presidente da Câmara de Vereadores
Números positivos
“Comento o Anuário de forma pró-ativa, porque o comentário da cidade é muito bom, só que eu sempre saliento que a indústria que é uma das âncoras do desenvolvimento da região precisa sempre ser bem destacada. Só que não tínhamos muito a destacar, mas acredito que agora a indústria está se desenvolvendo e crescendo e sempre gera números cada vez mais positivos para a região. Passo Fundo se destaca em várias áreas e precisa se destacar também na área industrial”.
Mário Wagner - diretor-geral da Kuhn do Brasil
Preenchendo lacunas
“O Grupo Editorial O Nacional foi muito feliz quando teve a iniciativa há três anos, porque veio a preencher uma lacuna. Não tínhamos uma informação qualificada dessa forma e sistematizada numa mesma revista. Isso é muito importante. Nos anos anteriores eu sempre tive uma quantia no meu gabinete e para as principais lideranças de Passo Fundo e região eu sempre entregava um e via as pessoas admiradas por receberem informações sistematizadas. Está de parabéns o Grupo Editorial O Nacional pela terceira edição do Anuário muito mais qualificado, os outros já eram bons, mas ele vai se aprimorando sistematicamente”.
Rene Cecconello – vice-prefeito e secretário de Planejamento de Passo Fundo
Fundamental
“Quero parabenizar o Grupo Editorial O Nacional pela terceira edição do anuário que entendemos ser importante porque traz dados importantes do município. É um material que a gente pode levar para outras regiões como material de divulgação da nossa cidade que tem tido um crescimento importante na área de comércio, indústria e serviços. É fundamental”. Diógenes Basegio – deputado estadual
Referencia
“Sem sombra de dúvida o anuário Gigante do Norte passa a ser mais um referencial de consulta das informações econômicas e sociais da nossa cidade. E vem com muita qualidade e determinação ajudar o desenvolvimento da nossa querida Passo Fundo”.
César Bilibio – secretário de Finanças de Passo Fundo
Didático e sistematizado
“O Anuário serve como instrumento para mostrarmos de forma rápida, didática e sistematizada os números e dados para aqueles que não conhecem a cidade. Em segundo, para aqueles que conhecem a cidade, mas não tem toda essa informação num único local. O Anuário vem ocupar um espaço tão importante pra nós porque como a cidade vem se desenvolvendo o monitoramento dos dados comparativos de um ano para o outro é possível de fazer com as várias edições. São dados importantes que servem para diversas esferas da população, para o investidor para tomada de decisão, ou para o pesquisador para ter uma fonte fidedigna de dados. É um instrumento importante como cidadão, mas fundamentalmente como secretário de Desenvolvimento utilizo a revista como principal material de divulgação da nossa cidade para mostrar o potencial que temos”.
Marcos Cittolin – secretário de Desenvolvimento Econômico
O Anuário tem distribuição dirigida e está disponibilizado na sua integra no site de ON www.onacional.com.br em Anuários e Especiais. Os assinantes devem retirar seus exemplares mediante documento na sede da empresa, Silva Jardim, 325A
Anuário Gigante do Norte consolida-se como referência
· 5 min de leitura