Inverno chega com chuva, vento e queda na temperatura

Estação mais fria do ano começa hoje à tarde, precisamente às 14h16, com temperatura máxima não passando dos 18ºC

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

O inverno começa oficialmente hoje e chega com todas as características típicas: chuva, frio e temperatura baixa. A nova estação começa à tarde, às 14h16 desta terça-feira (21) que terá chuva, temperatura mínima de 14ºC, máxima de 18ºC e rajadas de vento de moderado a forte. As informações são do observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.

“O inverno deve começar em um dia em que as temperaturas não terão muita diferença entre a máxima e a mínima. O mesmo deve acontecer na quarta-feira (22)”, alerta Sampaio. De acordo com ele, na quinta-feira (23), feriado de Corpus Christi, a temperatura começa a cair um pouco e a mínima deverá ser registrada à noite, e não no início da manhã, como quase sempre acontece. Na sexta-feira (24) faz um pouco mais de frio, com temperaturas entre a mínima de 6ºC e a máxima de 14ºC. O final de semana será de frio intenso e características típicas de inverno, “que vai chegar mostrando a cara: com chuva, queda na temperatura e ventos de moderado a forte”, comenta.

A estação mais fria do ano começa com permanência das mesmas condições que começaram a aparecer ontem (20). “Essa frente fria que chegou associada à nebulosidade, na segunda-feira, e o início da chuva a partir da tarde, deve permanecer até quarta-feira, deixando o tempo instável, com chuva por vezes forte e períodos de melhoria. Também devem ocorrer descargas elétricas e rajadas de vento de moderada a forte intensidade e não se descarta a queda de granizo em áreas isoladas no norte do Estado”, destaca o observador meteorológico.

Essas condições farão com que a quantidade de chuvas seja significativa em áreas isoladas. Com isso, o feriado ainda pode amanhecer com garoa ou formação de nevoeiro, “mas a partir da noite, devido a chegada de um ar frio e seco, ainda não sabemos se de origem polar, a temperatura começa a baixar ainda mais”, salienta Sampaio.

A consequência disso é que na sexta-feira (24) deve atuar um ar de origem polar, deixando as temperaturas mínimas próximas ao 0ºC no final de semana, sábado e domingo, com formação de geada de moderada a forte intensidade. “As temperaturas máximas no final de semana não passarão dos 14ºC. Portanto, teremos um final de semana de frio intenso”, ressalta o observador.

Chuvas
Até a tarde de segunda-feira, choveu 84,4 milímetros, o que representa 58% da média do mês de junho, que é de 129,4 milímetros. “No ano, nem completamos o mês de junho, metade do ano, e já temos acumulado de 50% da quantidade esperada para o ano, portanto as chuvas não vêm sendo problema”, afirma.

Temperaturas mais baixas

As temperaturas, mesmo com o calor registrado no último final de semana, com máxima de 23ºC no domingo (19), ainda está abaixo da média, “devido resfriamento noturno e diurno ainda estamos com 2 graus abaixo”, completa.
Se as previsões se confirmarem, a tendência é que “tenhamos um início de inverno e final de junho com dias de frio intenso, como também não será diferente no mês de julho, conforme indica o Inmet”, enfatiza. As previsões são para que o final do mês de junho e o mês de julho sejam com chuva dentro da média ou até um pouco acima, “mas com dias de frio intenso e constantes passagens de massas de ar frias, condições essas que favorecem a formação de dias com geadas consecutivas”, explica.

Gostou? Compartilhe