O inverno mal começou a chuva não deu trégua. Em pouco mais de 24 horas choveu 64,2mm, somando 148,7mm no mês, cuja média é de 129,4mm. Isso representa 14% de chuva a mais do que a média. As pancadas iniciaram na tarde de segunda-feira e a previsão de tempo seco é só para o final de semana. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, a chuva já estava prevista desde domingo. Mas, no final de semana passado o tempo ficou somente abafado e com rajadas de vento, que chegaram a 60 km/h. No domingo foi registrada a temperatura mais alta do mês, 23°C. O grande volume de chuva, segundo Sampaio, aconteceu devido à chegada de uma frente fria associada a uma área de instabilidade. “Pode-se observar que desde que começou a instabilidade só houve chuva. Não tivemos ventos fortes e nem trovoadas”, disse.
Para esta quarta-feira a previsão ainda é de tempo chuvoso. Quanto à temperatura, o observador diz que as mínimas e as máximas não devem oscilar muito, ficando entre 14°C e 16°C. Já na quinta-feira o tempo começa a melhorar. Entretanto o dia permanece parcialmente nublado, com previsão de chuva forte em áreas isoladas e com rápida passagem. A temperatura varia entre 14°C e 16°C. “Durante a madrugada ela começa a entrar em declínio”, destaca Sampaio.
Na sexta-feira o dia deve iniciar sem chuva. Devido a alta umidade pode ocorrer garoa ou nevoeiro pela manhã. O tempo ainda deve permanecer nublado, mas o sol começa a aparecer timidamente. A temperatura cai um pouco, ficando entre 6°C e 14°C.
Já para o final de semana a previsão é de tempo seco e de temperaturas baixas. As mínimas irão oscilar entre 1°C e 3°C, e a máxima não passará de 14°C. “Ainda não é possível identificar com certeza se a queda da temperatura vai se acontecer por uma massa de ar polar ou um ar frio e seco. Isso só será possível depois de quinta-feira com maior precisão. Mas posso adiantar que se for massa de ar polar poderemos ter temperaturas ainda mais baixas”, conclui Sampaio.