Prefeitura forma primeira turma da Construção Civil

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Realizada a solenidade de conclusão da primeira turma do curso de Construção Civil oferecido pela  Prefeitura Municipal de Passo Fundo juntamente com o Governo Federal, fazendo parte do programa PROEJA FIC (Programa Nacional de Integração de Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos). Esse curso está vinculado à Universidade Popular (UP), da Secretaria de Educação (SME), e pelo período de 18 meses, 40 alunos tiveram aulas de educação básica, 1200 horas/aula, e educação profissional, 200 horas/aula.

De acordo com a secretária de Educação, professora Vera Vieira, além de responsável pelo oferecimento da EJA (Educação de Jovens e Adultos), modalidade para o término do Ensino Fundamental, em três escolas municipais, São Luiz Gonzaga, Dyógenes Martins Pinto e Daniel Dipp, a UP passou a oferecer em 2010 o PROEJA FIC, que é uma qualificação profissional dentro da modalidade do EJA. As aulas de educação profissional são oferecidas nos laboratórios do IFSul (Instituto Federal Sul-Riograndense), campus Passo Fundo. Ela frisou que esse curso foi necessário em função da demanda da construção civil mo município de Passo Fundo, que cada vez mais necessita de profissionais.

Já a coordenadora da UP, professora Maria Augusta D'Arienzo, destacou que a Prefeitura forneceu, além da educação básica, lanche e o transporte dos alunos até o instituto, sendo que o IFSul ministrou as aulas, e a formação continuada dos professores. Sobre a formação ela disse que os professores da Rede Municipal, responsáveis pelas aulas de educação básica, foram capacitados juntamente dos professores do curso de Construção Civil do IFSul, o que permitiu um planejamento coletivo de todo o curso oferecido.

Ela explicou que todas às áreas do conhecimento foram lecionadas na educação básica para virem ao encontro da educação profissional, como por exemplo a disciplina de matemática, em que os cálculos aprendidos nas aulas de EJA foram voltados para que fossem aplicados durante a capacitação de construção civil. O Ministério da Educação também ofereceu uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 por mês aos alunos participantes. Maria Augusta salientou ainda, que a Prefeitura de Passo Fundo está aguardando o Governo Federal abrir novo edital, o que vai possibilitar que  novas vagas possam  ser oferecidas no município.  

Gostou? Compartilhe