Redação/ON
Na mesma data em que completa 93 anos de atividades, 24 de junho, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) inaugura o Serviço de Hemoterapia próprio. Até então, a instituição possuía um serviço terceirizado para a coleta de sangue. Com área física de 850 m², a unidade atua em todo ciclo produtivo do sangue para atender a demanda transfusional do HSVP. Entre os principais procedimentos e unidades que necessitam de sangue estão cirurgias de grande porte, como cardíacas, vasculares, doenças onco-hematológicas, transplantes de órgãos, Emergência e Centros de Tratamento Intensivo.
Segundo o diretor administrativo do HSVP, Ilário De David, mensalmente a instituição realiza 1.800 transfusões de sangue o que, a partir de agora, tem todo processo realizado por serviços próprios. O serviço conta com a atuação de 38 profissionais, sendo três médicos. A infraestrutura é composta de equipamentos modernos, sendo que 90% foram importados dos Estados Unidos.
O serviço recém inaugurado realiza coleta de sangue total (doação tradicional) ou por aférese, para obtenção de plaquetas. Uma doação por aférese contém, em média, seis vezes mais plaquetas do que uma doação tradicional. Além destes, disponibiliza serviços de laboratório para processamento do sangue, sorologia, controle de qualidade dos produtos, estudos imuno-hematológicos complexos e procedimentos especiais como filtro de leucócitos, componentes lavados, pediátricos, irradiados e fenotipados.
Em média, o serviço recebe uma média de 50 doadores por dia e 1.200 por mês e pode chegar a uma capacidade de três mil coletas mensais. Além disso, está implantando um novo sistema de informática que permitirá que todos os processos sejam automatizados, com a finalidade de reduzir a possibilidade de erros provenientes da transcrição humana.
O Serviço de Hemoterapia do HSVP é coordenado pelos médicos hemoterapeutas Antonio Alexandre Clemente de Araújo, Cristiane Rodrigues de Araújo, Simone Beder Reis e a bióloga Tânia Rodrigues. A equipe médica tem formação na área, já tendo atuado em grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Alagoas. Com característica multiprofissional, a equipe é composta por 40 profissionais, entre eles integrantes com nível superior, especializados em biomedicina, biologia, enfermagem, farmácia bioquímica e equipe técnica.
“O processo de coleta do sangue até o paciente agora passa por um nível de análise mais aprimorado. Estamos aqui com um grande desafio, parte jpa vencido, mas muito ainda a percorrer e certamente em breve teremos o Serviço de Hemoterapia do HSVP, tanto no Rio Grande do Sul, quanto no Brasil, como referência em excelência nesta área”, destaca Antonio Alexandre Clemente Araújo, coordenador do novo serviço.
Atendimento
O Serviço de Hemoterapia atende de segunda a sexta-feira (8h às 12h e 13h às 17h) e aos sábados (8h às 12h – com horários agendados). Mais informações pelo fone (54) 3316-4087.
Aniversário
No ano de 1918, quando a população mundial era acometida pela pandêmica gripe espanhola, o HSVP foi fundado para tratar os pacientes vitimados pela gripe. As dificuldades e desafios da época foram decisivos para união de esforços, comprometimento e visão dos vicentinos, que integram o quadro da diretoria até hoje.
O HSVP possui 614 leitos e disponibiliza serviços de diagnóstico, Centro de Oncologia, Cárdio-Neuro-Vascular, sendo referência nas áreas de cardiologia, cirurgia vascular, ortopedia e traumatologia, nefrologia, neurocirurgia, terapia nutricional e transplantes. Na instituição está localizado o único Banco de Tecidos Músculo-Esquelético do Rio Grande do Sul.
No ano de 2010, foram internados 31.507 pacientes, destes, 71,50% foram pelo Sistema Único de Saúde (SUS), provenientes de 477 municípios.