Redação/ON
Dezenas de representantes dos diversos segmentos da área de saúde estiveram reunidos em Passo Fundo na sexta-feira (24) e no sábado (25) durante a realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento serviu para discutir diversos temas que resultaram em um relatório de 10 páginas com propostas para a rede de atenção básica, distribuição de medicamentos e exames, atendimento hospitalar, saúde bucal e saúde mental. Além disso, foram eleitos 16 delegados que representarão Passo Fundo na Conferência Estadual de Saúde, que vai ser realizada no mês de setembro, em Porto Alegre.
A Conferência aconteceu no anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Jairo Caovilla e do coordenador regional de saúde, Alberi Grando, bem como do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dário Delavy, da vice-reitora de graduação da UPF, Neusa Rocha, do deputado estadual Diógenes Basegio, do presidente da Câmara, vereador Luis Miguel Scheis e do vice-prefeito Rene Cecconello. Todos enfatizaram a importância das discussões e o propósito de colaborar para que, cada vez mais, a população tenha um atendimento qualificado na área de saúde.
Para o secretário municipal de Saúde, Jairo Caovilla, a Conferência Municipal teve resultado satisfatório. Ele assinalou a importância do debate, agradeceu aos colaboradores e propôs um avanço conjunto na busca das melhores soluções: “precisamos construir políticas públicas de proteção à saúde”, salientou o secretário.
Relatório
Ao final do encontro, no sábado, foram elencadas diversas propostas, transformadas em um relatório a ser apresentado no encontro estadual e também na etapa nacional. Entre as sugestões estão a ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família, mais recursos para infraesturtura de prédios e pessoal para a área, informatização de todo o SUS, política permanente de educação para a saúde, concurso público para completar quadro de funcionários, definição de novos grupos de trabalho e que o Hospital Municipal se integre à rede municipal de saúde, deixando de ser autarquia.
Temas apresentados
Divididos em grupos, os participantes elaboraram as principais propostas para a saúde pública. Os temas foram: rede de acesso à atenção básica de Passo Fundo – Estratégia de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde e agentes comunitários; profissionais em saúde, medicamentos e exames; atendimento hospitalar; saúde bucal; e saúde mental.
Conferência estadual
A 6ª Conferência Estadual de Saúde será em Tramandaí, de 1º a 4 de setembro deste ano. Os principais objetivos do evento são: impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde; avaliar o SUS do RS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral; definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no marco do conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos; fortalecer o Controle Social no SUS do Rio Grande do Sul e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da 6ª Conferência Estadual de Saúde do RS; e apresentar propostas de âmbito nacional, a fim de estabelecer diretrizes acerca da execução dos serviços públicos de saúde bem como aperfeiçoamento de Políticas Públicas a serem debatidas na 14ª Conferência Nacional de Saúde.