Daniella Faria/ON
Depois de seis dias ininterruptos de chuva, a temperatura vai cair e a chuva, dar uma trégua. Somente da última segunda-feira até as 9h deste domingo o volume de chuva registrado foi de 165 milímetros. Somando ao restante registrado, o mês de junho registrou 220,2 milímetros, quantidade que representa 70% a mais do que a média prevista, que era de 129,4 milímetros.
O observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, ressalta que tudo isso foi por causa de uma forte área de instabilidade que se instalou no norte do Estado. “No sábado tivemos um temporal com descargas elétricas de forte intensidade e ventos que chegaram a 56 km/h. Em dois minutos foram registrados 5 milímetros de chuva. A temperatura também caiu bruscamente e deu para notar, pela temperatura da água, que era granizo derretido”, salienta.
Sampaio ressalta que no início da madrugada de domingo uma massa de ar de origem polar começou a entrar na região Norte do Rio Grande do Sul, o que derrubou as temperaturas. Por volta das 15h de domingo, a temperatura estava em 6ºC, mas devido ao vento a sensação térmica era de 1ºC.
Para essa semana a previsão é de temperaturas negativas. A segunda-feira vai ser gelada, mas sem chuva. A previsão é que a mínima possa chegar a -1ºC e a máxima não deve ultrapassar os 8ºC. Pela manhã pode haver formação de geada.
A semana
Na terça-feira o sol deve predominar na maior parte do dia. Entretanto, a mínima pode ficar em -1,5ºC. Já a máxima pode atingir os 10ºC.
A quarta-feira se inicia com céu claro, e no decorrer do período a nebulosidade aumenta. Por causa do sol, a temperatura volta a entrar em elevação, ficando entre 2ºC e 14ºC.
Porém, na quinta-feira a chuva volta à região. “A previsão é de formação de uma nova frente fria, associada a uma área de instabilidade, que traz chuva novamente, mas não de quantidade significativa como dos outros dias”, explica Sampaio. A temperatura oscila entre 8ºC e 16ºC.
O mês de julho, que se inicia na sexta-feira, começa com dia encoberto, podendo ter períodos de chuva. A temperatura fica entre 7ºC e 18ºC.
Chuvas
Até o momento, foi registrado no ano 1.055 milímetros de chuva, o que corresponde a 59% da média esperada, que é de 1.780 milímetros. “Estamos com 9% de superávit hídrico”, conclui o observador.