Mais de 100 exemplares foram inscritos na primeira grande atração do Freio de Ouro em Passo Fundo. A disputa da Terceira 1° lugar entre as fêmeas ficou para Arábia Calabassa, de propriedade de Marcelo Moglia, de Bagé (RS). Em 2° lugar chegou Firmeza 1745 do Expositor Tavares Moglia, de Bagé (RS), em 3° Caratuba Alalá, de Eliseu Taborda, de Araucária (PR) e em 4° lugar História de Santa Elis, de Paulo Dumoncel e Filhos, de Santa Bárbara do Sul (RS).
Entre os machos, a classificação ficou assim:
1° lugar: Rebuliço da Primavera, dos sucessores de Flávio Xavier Krebs, da cidade de São Valentim do Sul (RS).
2° lugar: Off Itapitocaia, do expositor Sandro Isidro, de Santa Maria (RS).
3° lugar: Escalpo 1011 Malfer, da Cabanha Malfer, de Cruzeiro do Sul (RS).
4° lugar: Quilero Terro Real, da Cabanha Quilero, de Bagé (RS).
Em relação à prova principal do Cavalo Crioulo, um macho foi classificado para a final: Huck do TNT, do expositor Silvio Luiz Hencks, da Cabanha D. João, de Eldorado do Sul (RS). Foi montado pelo ginete Marcelo Resende Moglia.
Quatro fêmeas foram classificadas para a etapa decisiva do Freio de Ouro: 1° lugar- Guapa 72 do Cerro Velho, de Sementes e Cabanha Tombini, de Carazinho (RS); 2° lugar- Iracema do Paiakan, da Cabanha Carpe diem , de Fazenda Vila Nova (RS); 3° lugar- Butiá Uruguaiana, de Sementes e Cabanha Butiá, de Passo Fundo (RS), tendo como ginete Marcelo Bertagnoli; e 4° lugar- Tropilha do Purunã, da Estância São Rafael, de Balsa Nova (PR).