Sincomércio, 63 anos de atuação

Da fundação, em 28 de junho de 1948, aos dias de hoje, entidade vem aprimorando a defesa do comércio varejista de Passo Fundo e de outros 20 municípios

Por
· 6 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

“Buscar a união dos empresários para o crescimento da representatividade para alcançarmos conquistas neste setor, que é um dos mais importantes na cidade, no estado e no país”. Assim é definida a missão do Sincomércio pela presidente, Sueli Morandini Marini, a primeira mulher a ficar a frente da entidade. Fundado em 28 de junho de 1948, o Sincomércio completa hoje 63 anos de atuação pelo crescimento do comércio varejista de Passo Fundo e de outros 20 municípios que fazem parte da sua área de abrangência.

Criado com o objetivo de representar e defender os direitos coletivos ou individuais da categoria, teve sua Carta Sindical expedida pelo Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio (atual Ministério do Trabalho) em 15 de Março de 1949, como sendo o sindicato representativo da categoria econômica do comércio varejista.

Ao longo dos anos, o Sincomércio se consolidou e é hoje a entidade legal para realizar a convenção coletiva. Além disso, atua em outros municípios da região, onde está definindo líderes, que são os porta-vozes entre a entidade e as necessidades de cada cidade. Com o objetivo de sempre conquistar novos objetivos, é que projeta, através de um plano estratégico, as metas a cumprir, conforme define a presidente Sueli, em entrevista ao jornal O Nacional. Confira.

O Nacional – Qual é a missão hoje do Sincomércio?
Sueli Morandini Marini -
O Sincomércio completa neste 28 de junho, 63 anos de atuação na defesa do setor terciário, ou seja, do comércio varejista de Passo Fundo e mais 20 cidade de extensão de base, que tem como missão assegurar às empresas representadas as melhores condições para então gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade como um todo.

ON – Como atua a entidade?
SMM -
Em maio de 2010 eu assumi a presidência do Sincomércio com mais 30 diretores, sendo então a primeira mulher a estar à frente desta entidade, com o objetivo de continuar, de forma progressiva e com sustentabilidade, o desenvolvimento dos empresários. Atuamos junto à Fecomércio, sempre na defesa do crescimento, na busca da redução e simplificação do recolhimento dos tributos, especialmente aqueles que incidem sobre o consumo e o emprego.

ON – Em quais outras frentes o Sincomércio trabalha?
SMM -
Continuamos sempre preocupados em desenvolver também o empreendedorismo, promover o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do associativismo, para cada um conquistar o espaço a que nós estamos destinado, o espaço que nos compete.

ON – Com relação ao mercado de trabalho, como a entidade vê o crescimento da oferta de emprego no setor?
SMM -
Passo Fundo teve uma abertura muito grande em termos de postos de emprego, pelo crescimento que a nossa cidade está tendo e vimos que isso representa na verdade, dentro do Estado, um ponto positivo, por isso estamos sempre alertas. E o Sincomércio está preocupado com ações que venham a desenvolver este espírito tanto do empreendedor quanto do colaborador, através de palestras, de cursos, de encontros. Oportunizamos o nosso café com contadores, que nos fazem essa leitura, da proposta do comércio junto à nossa cidade, com os nossos empresários. Temos também o nosso jantar que envolve assuntos que venham ao encontro dos interesses de ambos os lados. É uma preocupação e uma alegria muito grande ver o nível de desenvolvimento do comércio em nossa cidade.

ON – Neste tempo que a senhora deve ficar à frente do Sincomércio, quais são as metas?
SMM –
Nosso trabalho é por quatro anos, até 2014. Agora a diretoria eleita passa a atuar durante quatro anos, conjugando sempre esforços de maneira individual e também trabalhando junto com todas as entidades e com o poder público para desenvolver todas essas atividades que venham a gerar um crescimento da nossa Passo Fundo, pois somente com a conjunção de forças que vamos produzir benefícios para todos. Então essa é uma grande preocupação do nosso plano estratégico, que é um projeto que vai se desenvolvendo no decorrer desse período e sempre fazendo as avaliações e as retomadas quando necessário.

ON – Quais as principais atividades em prol dos empresários do setor do comércio?
SMM –
Dentre as principais atividades e ações estão a assessoria jurídica, medicina do trabalho, liminar para não pagamento da antecipação da alíquota de 5% na fronteira, a liminar contra o INSS para o não pagamento do Instituto nos 15 dias de afastamento por doença, além do atendimento feito pelo site, com atualização de informações e prestação de serviços.

ON – Como está sento o trabalho nos demais municípios de abrangência do Sincomércio?
SMM –
Além de Passo Fundo, atuamos em 20 cidades, que chamamos de extensão de base. Nestes municípios levamos a nossa preocupação com os empresários, a nossa representatividade em relação à capital e trabalho, combate à informalidade e longevidade das empresas. Estamos fazendo visitas e nessas cidades estamos criando os líderes de extensão de base, para que sejam nossos porta-vozes em relação ao que há necessidade em seu município e nós informando aquilo que estamos fazendo, ressaltando sempre que o Sincomércio é a única entidade legítima para a convenção coletiva, que tem essa atuação para determinar esta relação.

ON – Como presidente da entidade, o que a senhora gostaria de lembrar neste dia de aniversário?
SMM –
Tenho uma mensagem para deixar aos nossos empresários: se não lutarmos, não corrermos o risco de afeiçoar-nos às nossas limitações e abandonar o ideal do mundo, esquecidos do indissolúvel compromisso de que sem mudança não há progresso. E, o mais importante, que quanto maior a união, maior vai ser a representatividade.

A história do Sincomércio

Entidade de Classe fundada em 28 de Junho de 1948, com sede e foro na cidade de Passo Fundo, constituída para fins de representação e defesa dos direitos coletivos ou individuais da categoria do Comércio Varejista, requerida pela então Associação Profissional dos Lojistas do Comércio de Passo Fundo. Teve a Carta Sindical expedida pelo Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio (atual Ministério do Trabalho) em 15 de Março de 1949, como sindicato representativo da categoria econômica do comércio varejista. Registrada ao Sistema da Confederação Nacional do Comércio - CNC e filiada a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do estado do Rio Grande do Sul - Fecomércio.

São prerrogativas da entidade as representações, individuais ou coletivas, dos seus associados perante autoridades judiciárias ou administrativas; promover negociações coletivas de trabalho, tendências de solucionar dissídios dessa natureza, conciliando sempre que possível.

Tem como missão "assegurar que as empresas do comércio de bens tenham as melhores condições de trabalhar para o desenvolvimento da sociedade".

Atuaram como presidentes os senhores: Maggi De Césaro (in-memorian), Job Iaione (in-memorian), José Francisco Pavin (in-memorian), Ervino Rodolpho Endres, Alberto Scortegagna, Arlindo Postal (in-memorian), Arnildo Valentin Bonfantti, Walter Meneguzzi (in-memorian), Gilson Valentin Grazziotin, Antonio Carlos Elias Lamaison, Osmar Bernardo Grazziotin, Adelmir Freitas Sciessere, Jorge Roberto Vasconcellos Morsch, Rogério Endres de Rezende e Derli Neckel.

Dentre as maiores conquistas para a categoria, destaca-se, no ano de 1999, a aprovação do horário livre para o comércio, após vários anos de negociações junto ao sindicato laboral. No ano seguinte, após aprovação na Câmara Municipal de Vereadores, foi alterada a redação do artigo 2º da Lei municipal 1.105, tornando livre o horário de abertura e fechamento do comércio no município de Passo Fundo. Esta lei foi utilizada posteriormente como modelo para outras cidades do estado, bem como do Brasil.

Em 2002 o Sincomércio, até então com base somente em Passo Fundo, deu início ao processo de extensão de base territorial. Atualmente representa a categoria nos municípios de Marau, Arvorezinha, Camargo, Casca, Coxilha, Ernestina, Guaporé, Itapuca, Mato Castelhano, Montauri, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Pontão, Santo Antonio do Palma, São Domingos do Sul, Serafina Corrêa, Sertão, União da Serra, Vanini e Vila Maria. No mesmo ano, a entidade fez o lançamento do livro Comércio Século XX Passo Fundo, contendo um resgate histórico do comércio local e regional bem como de seus empreendedores.

Entre as premiações concebidas, está o troféu oferecido pela Fecomércio, que após rigorosa avaliação de qualidade e profissionalismo em todo o sistema sindical patronal gaúcho, classificou em terceiro lugar o Sincomércio de Passo Fundo concedendo o prêmio de "Excelência em Gestão Sindical". No ano de 2002 foi condecorado com "Voto de Louvor" conferido pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo, por decisão unânime dos vereadores, pelos relevantes serviços prestados à comunidade e em prol do desenvolvimento e progresso de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe