Duplicação da BR 285 deverá ser concluída em oito meses

As obras iniciaram nesta semana na entrada do bairro Coronel Massot. As máquinas fazem a limpeza das margens e drenagem

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Depois de anos de reivindicações e protestos, a BR 285 receberá melhorias na pavimentação e ganhará duplicação, remodelação nos trevos, passarela e uma passagem subterrânea. A empresa Construbrás, de Sarandi, começou efetivamente os trabalhos de limpeza e de instalação de bueiros na segunda-feira (27). Estão previstas a duplicação de 2,5 quilômetros entre a Polícia Rodoviária Federal até o entroncamento com a Perimetral Norte, na ERS 324. As obras deverão ser concluídas em fevereiro de 2012.

Uma equipe com cerca de 25 pessoas e dez máquinas (dois tratores esteira, uma patrola, cinco caminhões truck e duas escavadeiras) estão no Km 290, da BR 285, nas imediações do bairro Coronel Massot. O encarregado da obra, Claiton Pacheco informou que primeiramente está sendo realizada a limpeza das margens com a retirada de vegetação e obstáculos para a construção da segunda pista e a drenagem, através da instalação de bueiros.

Segundo o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Adalberto Jurach está prevista a construção de duas passagens no trecho duplicado. Uma passarela será construída no trevo do bairro São José e uma passagem subterrânea será instalada em frente ao antigo Patronato, na entrada de acesso do bairro Coronel Massot. Além disso, haverá uma remodelagem no trevo da Avenida Brasil e a construção de uma rótula na ligação da BR 285 e ERS 324. O engenheiro afirma que essas melhorias contribuirão para a segurança dos pedestres que moram nos dois lados da rodovia e para a circulação de caminhões melhorando o fluxo do trânsito. “Considerando que chova dentro da normalidade estimamos que oito meses sejam suficientes para o término das obras”, disse Jurach.

A obra

O investimento é de R$ 12,5 milhões. Serão construídas duas pistas, com quatro faixas de tráfego, de 3,6 m de largura cada e acostamentos de três metros.  A pista existente será duplicada, haverá a construção de uma passarela, de uma passagem inferior para pedestres, reformulação das interseções, execução de passeios para pedestres, sistema de drenagem pluvial, entre outros melhoramentos.

Importância da duplicação

A BR 285 que liga Passo Fundo a Lagoa Vermelha e a Carazinho tem um fluxo diário de aproximadamente cinco mil veículos. A duplicação também favorecerá o trânsito entre a região Leste com o Sul do Estado. A BR 285 atravessa a Serra e o Planalto gaúcho e tem uma extensão de aproximadamente 674,5 km, passando pelas cidades de Vacaria, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Carazinho, Ijuí e São Luiz Gonzaga terminando em São Borja, na fronteira com a Argentina.

Caminho até a duplicação


03/06/2010 - Lançada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a licitação para adequação e duplicação da travessia urbana do município de Passo Fundo.
24/06/2010 - Moradores protestam na BR 285 contra as más condições da rodovia.
Março 2011 - Dnit solicita licença ambiental para a Fepam para execução das obras.
13/06/2011 - Fepam concede a Licença de Instalação (LI) para as obras de duplicação da BR 285.
14/06/2011 - O Dnit despacha ordem de reinício da obra.
27/06/2011 - Depois de uma semana de chuva, a empresa Construbrás inicia efetivamente as obras no dia 27 de junho

Gostou? Compartilhe