Visando qualificar ainda mais o atendimento prestado na ala de dependentes químicos do Hospital Municipal Beneficente Dr. César Santos, a Prefeitura Municipal, via Universidade Popular (UP) da Secretaria de Educação (SME), está desenvolvendo uma série de oficinas em parceria com a instituição. Durante o período de um mês, fase de desintoxicação, os pacientes participam de oficinas de violão, pintura em tecido e serigrafia.
A secretária de Educação, professora Vera vieira, ressaltou que essa é uma atividade de apoio, paralela ao tratamento. Ela contou que durante esse tempo, os pacientes se envolvem com as três oficinas, frisando que o resultado está sendo muito positivo. De acordo com a coordenadora da UP, professora Maria Augusta D'Arienzo, já havia sido constatado por parte do hospital, que era necessária a oferta de uma atividade ocupacional para esses pacientes. Como a UP já desenvolve oficinas nos Centros de Atenção Psico-Social (CAPS II e CAPS ad), órgãos da Secretaria da Saúde responsável por fazer a triagem desses atendimentos, a secretária Vera achou que a parceria podia se estender.
Depois dessa fase de desintoxicação, os dependentes químicos são novamente encaminhados aos Caps para seguirem com o tratamento, oportunidade em que continuam nessas oficinas e participam de outras. Vera frisou que na parceria, a secretaria entra com os profissionais para ministrarem as oficinas, e o hospital com o material utilizado.
Assessoria de Imprensa PMPF