A praça que queremos

Alunos da Escola Ernesto Tochetto estão engajados em uma gincana sobre o meio ambiente. Dentre os trabalhos, eles produziram maquetes com melhorias na praça em frente à escola

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Glenda Mendes/ON

Mudar hábitos e estabelecer uma consciência para a preservação do meio ambiente são alguns dos objetivos de uma gincana que está sendo realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Tochetto. Através do projeto EcoTochetto: uma lição que veio para ficar, durante todo este ano os alunos e professores estarão engajados em uma gincana onde o principal vencedor será o meio ambiente.

Uma das primeiras tarefas dos alunos está sendo o recolhimento de pilhas, garrafas pet e óleo de cozinha. Os três materiais têm destino certo: as pilhas serão encaminhadas à campanha da empresa Via Norte e Batalhão Ambiental, as garrafas pet serão doadas para a associação de mulheres do bairro Bom Jesus produzir enfeites de Natal e o óleo será doado para a AMMA (Associação dos Amigos do Meio Ambiente), que recicla o material para uso como combustível e para fabricar sabão.
De acordo com a professora Maria Augusta D’Arienzo, uma das coordenadoras do projeto, o objetivo é mudar os hábitos dos alunos. “Estamos conversando com os alunos e explicando que a gincana, somar pontos, é parte do prazer do trabalho, mas o que queremos mesmo é que eles sejam educadores sociais, mudem as suas posturas. No caso do recolhimento das pilhas, por exemplo, o que pretendemos é que, além de recolher este material, que eles possam ensinar às pessoas que compõem seu círculo social, como familiares, que se trata de um material tóxico, que precisa ter o destino correto e não o lixo comum. E assim com todos os outros materiais”, explica a professora.

Revitalização da praça

Outra tarefa dos alunos foi elaborar um projeto de revitalização da praça que fica em frente à escola. Alguns dos grupos produziram maquetes das melhorias que entendem ser necessárias ao local.

Um dos grupos, composto pelos alunos Claudia Weschenfelder, Franciele Mazzuco, Junior Finatto, Marcos Cavalheiro, William Ávila, Roberto Stocco, Maitê Gomes e Cleiton Melz, elaborou um projeto em que a praça contemplaria um local para que as pessoas pudessem jogar xadrez e a instalação de um sebo café em substituição a um bar que existe no local. Os alunos também pensaram na colocação de um palco, que pudesse ser utilizado pela comunidade e pela própria escola para a promoção de diversas atividades. Eles previram ainda a colocação de um dos túneis da literatura, muitas lixeiras, bancos novos e diversas plantas. Além disso, rampas de acesso para cadeirantes e chão tátil estão na maquete, bem como o calçamento da praça e implantação de uma ciclovia.

Outro grupo, composto pelos alunos Franciele Kiess, Leonardo Toledo, Brígida Gonçalves, Taiane Baron, Lisiane Cardoso, Tayna Thomet, Diego Israel, Greice Gonçalves e Danieli Toledo produziu uma maquete onde a praça ganha mais iluminação e o bar se transforma em uma lancheria. A grande preocupação dos alunos é que o bar a que se referem fica a poucos metros da escola e vende bebidas alcoólicas. Ainda no projeto, os estudantes pensaram na colocação de brinquedos para as crianças, para que o local pudesse ser objeto de lazer para a comunidade nos finais de semana e também estabeleceram a colocação de novos bancos, com encosto, pois atualmente só possuem assento, e o calçamento, onde hoje os caminhos são de barro e brita. Faz parte do projeto a reativação do posto policial no prédio que já existe.

Um terceiro grupo, dos alunos Adriel Zanella, Pâmela Mello, Eduardo de Oliveira e Douglas Guarienti teve como principal preocupação na revitalização da praça a retirada do bar, também pelo motivo da venda de bebidas alcoólicas. Com isso, pretendem que a praça possa ser mais frequentada e mais segura, com a reativação do posto policial 24 horas. A iluminação e colocação de diversas lixeiras são mais uma das propostas, tal como o asfaltamento onde hoje existe barro e britas. Para os bancos, os alunos pensaram em algo que pudesse evitar que as pessoas sentassem no encosto, propondo um novo design.

EcoTochetto

O projeto foi desenvolvido e proposto por todos os professores da escola e conta com especial atenção do diretor, Luiz Alberto Calieron, da vice-diretora, Marisa Conceição Lima Nunes, da coordenadora pedagógica, Ariete Lourdes Dal Cortivo, e das coordenadoras do projeto, professoras Maria Augusta D’Arienzo e Ariete Dal Cortivo. Para o desenvolvimento das atividades, a escola conta com o PDE Escola.

O objetivo geral é sensibilizar a comunidade escolar e da grande Vera Cruz para a preservação do meio ambiente iniciando pelo ambiente escolar. Além disso, visa estimular a iniciativa dos alunos em relação à reciclagem e promover atitudes ambientalmente e socialmente corretas.

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