Passo Fundo realiza audiência pública do orçamento estadual

Secretário Ivar Pavan esteve representando o governo estadual em audiência que reuniu representantes de todos os municípios do Corede Produção

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Centenas de pessoas, na sua maioria policiais civis e militares, lotaram o auditório da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis (Feac) da UPF na tarde de ontem na audiência regional do Corede Produção do Orçamento 2012. O debate foi em torno das prioridades para o investimento do governo estadual, que foi apresentado em 66 itens de 23 áreas de investimento.

“O que precisamos é consolidar esta consulta popular do orçamento participativo para que tenhamos mais recursos do governo do estado para que a comunidade regional possa tomar a decisão específica da sua destinação e também buscarmos cada vez mais espaço representativo junto ao governo”, afirmou o prefeito Airton Dipp. De acordo com ele, é preciso ter um acompanhamento detalhado da liberação, quantificação e agilidade nos recursos “para que nossos projetos não sejam projetos que percam, sob o aspecto temporal, sua validade”, destacou.

Representando o governo do Estado, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, reiterou o anseio do prefeito Dipp, afirmando que as audiências regionais representam uma das principais formas de participação das comunidades dentro do governo estadual. “A participação popular no nosso Estado está consolidada. Há mais de uma década que ela vem se repetindo em diferentes governos por vontade do governo e exigência da sociedade. E nesse governo queremos não apenas preservá-la, mas fortalecer”, afirmou. Para o secretário, audiências como a que aconteceu ontem são formas de preservar a democracia. “É um caminho que produz os melhores resultados para o interesse público”, completou.

Os debates

A audiência apresentou 66 itens a serem debatidos, divididos em 23 áreas, que foram: Desenvolvimento e Promoção do Investimento; Fazenda; Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Agricultura, Pecuária e Agronegócio; Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; Micro e Pequenas Empresas e Economia Solidária; Turismo; Infraestrutura e Logística; Meio Ambiente; Educação; Cultura; Saúde; Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano; Esporte e Lazer; Habitação e Saneamento; Comunicação Social e Inclusão Digital; Segurança Pública; Trabalho e Desenvolvimento Social; Política para Mulheres; Justiça e Direitos Humano; Administração e Recursos Humanos (Detran) e Gabinete do Vice; e Participação Cidadã, Governadoria.

Gostou? Compartilhe