Lixo é encontrado em área de mata nativa

Após denúncia dos moradores, Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas está pedindo providências ao Ministério Público

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Lixo é encontrado em área de mata nativa
Após denúncia dos moradores, Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas está pedindo providências ao Ministério Público
Glenda Mendes/ON
O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) recebeu uma nova denúncia sobre depósito irregular de lixo em local de preservação. Dessa vez foram os moradores do bairro Ivo Ferreira que procuraram a entidade para relatar o abandono de lixo em um local onde está em estudo a implantação de um parque municipal.
Resíduos de construção civil, sacolas plásticas, pneus e outros materiais foram encontrados na rua Adolfo Rodrigues de Lara onde, segundo o Gesp, trata-se de um fragmento nativo de Floresta Ombrófila Mista que é utilizado por aves silvestres como corredor ecológico até o Boque Lucas Araújo. Além disso, a área deveria ser uma unidade de conservação permanente, pois também fica ao lado de um riacho tributário do Arroio São Roque.
“Na realidade, os depósitos clandestinos de lixo são uma triste realidade em Passo Fundo e não são novidade. Entretanto esta situação localiza-se nas proximidades de uma área que, futuramente, poderá ser transformada em Parque Ambiental Municipal”, salienta o ambientalista Paulo Fernando Cornélio. A situação levou a entidade a protocolar ontem (4) um ofício junto ao Ministério Público relatando a situação e pedindo providências. Hoje (5) o material da denúncia também deve ser encaminhado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
No local foram encontrados resíduos de material de construção, possivelmente originários de reformas domiciliares, móveis, vaso sanitário, latas de tinta, lajotas, brasilites, eletrodomésticos, restos de material de jardinagem, pneus, sacolas plásticas, couro, roupas, fitas VHS, além de lixo doméstico. Além disso, segundo denúncia dos moradores o local também é utilizado como ponto de drogadição.

Glenda Mendes/ON


O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) recebeu uma nova denúncia sobre depósito irregular de lixo em local de preservação. Dessa vez foram os moradores do bairro Ivo Ferreira que procuraram a entidade para relatar o abandono de lixo em um local onde está em estudo a implantação de um parque municipal.Resíduos de construção civil, sacolas plásticas, pneus e outros materiais foram encontrados na rua Adolfo Rodrigues de Lara onde, segundo o Gesp, trata-se de um fragmento nativo de Floresta Ombrófila Mista que é utilizado por aves silvestres como corredor ecológico até o Boque Lucas Araújo. Além disso, a área deveria ser uma unidade de conservação permanente, pois também fica ao lado de um riacho tributário do Arroio São Roque.“Na realidade, os depósitos clandestinos de lixo são uma triste realidade em Passo Fundo e não são novidade. Entretanto esta situação localiza-se nas proximidades de uma área que, futuramente, poderá ser transformada em Parque Ambiental Municipal”, salienta o ambientalista Paulo Fernando Cornélio. A situação levou a entidade a protocolar ontem (4) um ofício junto ao Ministério Público relatando a situação e pedindo providências. Hoje (5) o material da denúncia também deve ser encaminhado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.No local foram encontrados resíduos de material de construção, possivelmente originários de reformas domiciliares, móveis, vaso sanitário, latas de tinta, lajotas, brasilites, eletrodomésticos, restos de material de jardinagem, pneus, sacolas plásticas, couro, roupas, fitas VHS, além de lixo doméstico. Além disso, segundo denúncia dos moradores o local também é utilizado como ponto de drogadição.

 

Gostou? Compartilhe