O Projeto Proteção de Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo) está com inscrições abertas para 200 vagas até 15 de julho. Integrante das ações do Pronasci em Passo Fundo, a iniciativa é voltada a jovens com idade entre 15 e 24 anos. A inscrição pode ser realizada nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos bairros Vera Cruz, São José, Planaltina e Integração.
Os jovens selecionados pelo Protejo fazem um curso de 800 horas ao longo de um ano. Eles recebem vale-transporte, alimentação e uma bolsa de R$ 100 mensais. Conforme o Secretário de Segurança Pública Márcio Patussi o curso compreende aulas de música, legislação e cidadania. “A parte profissionalizante é a de preparação para o trabalho. Depois dessa formação queremos, em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, as empresas, CDL, Acisa e Sincomércio, direcionar esses jovens ao mercado de trabalho para terem carteira assinada e um trabalho digno”, ressalta Patussi.
Inscrição
As inscrições vão até 15 de julho e podem ser realizadas em um dos CRAS - Vera Cruz, São José, Planaltina e Integração. Após a inscrição, será feita a seleção por uma equipe técnica composta de psicólogos e assistentes sociais que farão a análise dos candidatos, levando em conta os critérios de inclusão no programa. Posteriormente será feita a licitação para escolha da empresa que será responsável pela execução da capacitação.
Bairro Zacchia
No Bairro Zacchia, uma equipe do CRAS Vera Cruz realiza hoje a inscrição dos interessados. Eles estarão no Salão da Igreja Católica. O atendimento acontece das 9h às 11h e das 14h às 17h. Conforme o presidente da Associação de Moradores do bairro, Nilson Santa Helena da Silva, o bairro terá direito a 30 vagas. Segundo ele a procura pelas vagas está boa no bairro. “É um bairro que tem bastante jovens e são pessoas que necessitam de qualificação por serem trabalhadores”, argumenta. Os jovens que não conseguirem realizar a inscrição hoje também poderão procurar o CRAS da Vera Cruz, ao lado do CTG Moacir da Motta Fortes.
Silva destaca ainda que os projetos desenvolvidos no bairro tiveram influência positiva na vida dos moradores. “É um bairro que cresce dia após dia, tem empregos e hoje a população de baixa renda diminuiu muito”, observa. Novos projetos ainda estão em desenvolvimento, como a Casa de Mediação que será inaugurada no sábado (09), projeto para construção de uma escola estadual, além de uma emenda do governo federal de R$ 486 mil para a construção de um ginásio poliesportivo.