Redação/ON
Funcionários do PSF do bairro Jardim América ficaram surpresos ontem, com a quantidade de sujeira encontrada no interior das três caixas d´água instalada na parte nova do prédio. No fundo dos três recipientes, com capacidade para mil litros cada, havia restos de materiais de construção como areia, cimento, pedras, pedaços de tijolos, além de uma grande quantidade de tocos de cigarro. A água vinha sendo consumida pelos funcionários desde sábado, quando ocorreu a transferência para a parte nova do prédio. “Como tinha a campanha da vacinação, almoçamos aqui no sábado, lavamos o galeto com a água, fizemos café, e também usamos para o chimarrão. Fiquei apavorada quando vi a sujeira”, comenta uma funcionária, responsável pela limpeza. A situação somente foi constatada quando o nível da água baixou e deixou de abastecer as torneiras.
Enfermeira responsável pelo posto, Suzana Lunelli de Freitas, garante que a água não chegou a ser consumida ou utilizada nos procedimentos aos pacientes. “Fizemos a limpeza para curativos sempre com soro” explica.
Como as caixas estão localizadas em local de difícil acesso (forro), no interior do prédio, mantido sempre fechado, a secretaria de saúde acredita que o material tenha sido deixado por funcionários da empresa construtora. “Recebemos a obra na sexta, e no sábado, fizemos a mudança. A responsabilidade é da empresa que colocou o material e esqueceu de fazer a limpeza. Vamos entrar em contato com eles, para que essa situação não se repita” disse o secretário Jairo Caovilla. Uma empresa especializada realizou a limpeza das três caixas ontem à tarde.